O ano era 1969 e a Rádio Aparecida já evangelizava o povo brasileiro. Naquele ano, os formadores foram convidados a assumir os microfones para que alguns Missionários Redentoristas, que trabalhavam na rádio, fizessem um período de férias.
Ao perguntarem sobre o que deveriam falar, ouviram a resposta: falem sobre vocação, pois esse assunto interessa a todos!
Eles abraçaram a ideia e assumiram os programas religiosos, falando sobre o chamado de Deus. O que começou de maneira despretensiosa foi ganhando mais e mais tempo e se firmando na programação da Rádio Aparecida.
Naquela época, o enfoque era a vocação religiosa e sacerdotal, apesar de já contar com a participação dos leigos. Com o passar do tempo, a compreensão do termo vocação ganhou novo sentido.
Se antes era compreendido como um chamado somente para quem desejava ser padre ou religioso, agora refere-se a todos os batizados, pois todos são chamados por Deus para uma missão. A partir da nova compreensão, muitas pessoas, entre casados, solteiros, religiosos, sacerdotes e leigos, foram convidados para dar testemunho de sua vocação e participar das reflexões.
Muitos anos depois, com a chegada da TV Aparecida e do Portal A12, a programação foi ampliada, atingido também telespectadores e internautas, além de romeiros do Santuário Nacional de Aparecida, que participam das celebrações durante a Semana Vocacional.
Curiosidade
No princípio, a Semana Vocacional não era realizada em agosto. Em 1971, por exemplo, foi celebrada no mês de junho. A instituição do mês de agosto como mês vocacional aconteceu em 1981, na 19ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O objetivo principal era o de conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional.
SEJA UM MISSIONÁRIO REDENTORISTA
Conheça a história do Irmão Simão, o marceneiro
Calcula-se que o redentorista tenha feito mais de 40 altares, entre eles o da Capela privativa do Convento Velho em Aparecida. Saiba mais!
As devoções marianas de Santo Afonso
Entre os elementos de sua espiritualidade mariana, temos alguns títulos que Santo Afonso usou com mais frequência ao tratar de Maria. Saiba quais!
Duas atitudes que a Virgem Maria ensina diante do sofrimento
Padre Domingos Sávio, missionário redentorista, listou duas atitudes de Maria diante do sofrimento, especialmente, diante da crucifixão de seu filho Jesus. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.