A caminhada vocacional e formativa dos jovens que sonham em ser Missionários Redentoristas foi destaque no programa Bênção da Manhã, da TV Aparecida, na última terça-feira (19). Ir. Cláudio Aparecido Teixeira, C.Ss.R., representou o Secretariado Vocacional e conversou com o Ir. Orlando Augusto Silva Cassiano, C.Ss.R., sobre os desafios do processo de discernimento da vocação e também sobre a formação de novos religiosos redentoristas.
Irmão Cláudio explicou como funciona o processo formativo na Congregação Redentorista. Segundo o religioso, tudo começa com o contato feito com o Secretariado Vocacional, que agenda uma conversa com o jovem que deseja conhecer mais de perto a missão redentorista. Este jovem então é convidado para os encontros vocacionais e depois para as fases finais do acompanhamento, que chamadas de Pré-Estágio e Estágio Vocacional, que definem o ingresso dele em uma casa de formação redentorista.
:: Agenda de encontros vocacionais para o primeiro semestre de 2025
Já na casa de formação existe uma rotina de seminário, com as orações, o estudo, o trabalho, a vida comunitária, tudo isso de acordo com as especificidades das diversas etapas: aspirantado (ensino médio), propedêutico, postulantado, noviciado e juniorato. Tudo para que o jovem possa ser um bom Missionário Redentorista e ir ao encontro do povo de Deus.
Em cada etapa, há um ou mais formadores, que auxiliam esses jovens na caminhada.
Leia MaisConheça os 4 Santos Redentoristas Não existe vocação perfeita“Os formadores estão junto com os jovens para ajudá-los a discernir melhor sua vocação, através dos estudos, da formação humana e religiosa, uma formação que abrange o todo de cada indivíduo, para que, futuramente, possam ser bons missionários ajudando o povo de Deus a crescer cada vez mais em todas as dimensões da vida. A caminhada é longa e a formação é contínua”, reforçou o promotor vocacional.
Irmão Cláudio falou também sobre o papel da comunidade e da família no discernimento dos jovens, recordando que a família é a base de tudo na vida cristã.
DESAFIOS DA CAMINHADA VOCACIONAL
Hoje em dia são inúmeros os desafios para aquele que trabalham na promoção vocacional. O papel do promotor vocacional é incentivar o jovem a se encontrar consigo mesmo, com o outro e com Deus, para que tome uma decisão clara daquilo que quer para sua vida, seja a vida religiosa, sacerdotal, matrimonial ou leiga.
“A ansiedade e o medo hoje pairam muito na cabeça dos jovens e adolescentes. O medo de dar passos concretos. A dificuldade maior que encontramos hoje é essa, a inconstância do jovem para decidir bem sua vocação”.
Dez características do Missionário Redentorista
Fé, oração, caridade, alegria são algumas das características da Congregação do Santíssimo Redentor. Saiba mais!
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.