O brasão, na tradição europeia medieval, era um desenho especificamente criado com a finalidade de identificar famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações. É uma espécie de logomarca que gera identidade. Na época, era usado por exemplo para a identificação de documentos oficiais. Leia MaisNão há vocação sem cruz3 versículos bíblicos que inspiram os Missionários Redentoristas
O símbolo principal da Congregação Redentorista que a identifica em todo o mundo foi criado pelo Ir. Vito Curzio, o primeiro irmão redentorista, contemporâneo de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos Redentoristas. Vito Curzio idealizou e desenhou o brasão de armas da Congregação. O fez com estilete no forno da comunidade redentorista de Scala, onde residiu por seis anos.
Entenda o escudo que representa a Congregação Redentorista
O Estatuto 06 da Congregação Redentorista, que reproduz substancialmente a Constituição 717 de 1764, define o selo assim:
“O selo da Congregação é formado por uma cruz com a lança e a esponja, colocada em três montanhas; nos lados da cruz estão os nomes abreviados de Jesus e Maria; na cruz, um olho com raios de luz e acima de tudo uma coroa. Em volta do selo está escrito: Copiosa Apud Eum Redemptio (cf. Salmo 129,7)”.
Os elementos simbólicos que o compõem representam a obra de redenção realizada por Jesus Cristo e que o instituto deve anunciar sob a proteção de Maria.
Daí a cruz na montanha com a lança e a esponja, os nomes de Jesus e Maria e a inscrição “Copiosa apud eum redemptio”, que significa Junto Dele a Redenção é Copiosa.
O olho pode ser interpretado como o olhar misericordioso de Deus sobre a humanidade, a providência divina. A coroa no escudo pode ser interpretada como a coroa da glória que Ele merece.
Leia Mais3 orações vocacionais para rezar no dia a diaOs três cumes da montanha não têm valor simbólico especial, mas podem ser interpretados como: o Monte Sinai, onde Moisés recebeu os 10 mandamentos; o Tabor, onde Cristo se transfigurou; e o Calvário, onde na Cruz, Cristo nos deu vida plena.
Os símbolos escolhidos são justificados por si mesmos como uma expressão do propósito e da espiritualidade de um instituto missionário sob o nome do Santíssimo Redentor.
SEJA UM MISSIONÁRIO REDENTORISTA
Fonte: paroquiadagloria.org.br
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.