O secretariado vocacional redentorista promoveu nesse mês de setembro um encontro vocacional mirim, que abrange crianças e pré-adolescentes de 6 a 12 anos de idade. Afim de refletirem sobre o chamado vocacional e a vida religiosa. Nesse encontro, que contou com a participação dos pais dos vocacionados, foi abordado o tema: “Família e vocação: Como a família pode ajudar os filhos no discernimento vocacional.”
A família exerce uma influência fundamental no desenvolvimento dos filhos, tanto no aspecto físico, social e psicológico como no religioso. O primeiro núcleo de socialização do ser humano é o familiar. É onde a criança encontra apoio emocional e conhece os valores morais e espirituais que formarão sua base estrutural para o enfrentamento da vida. A família também é a sua principal referência na iniciação da fé e de suas futuras vivência religiosas. As primeiras etapas do desenvolvimento humano são marcadas por descobertas, tais como a descoberta do alimento, da fala, do brincar. Posteriormente há a descoberta do mundo que a cerca e de seu relacionamento com ele, primeiramente conduzido pelos pais e em seguida por seus próprios passos. Nessa faixa etária as crianças são sonhadoras, exploradoras, criativas e costumam aspirar coisas grandes. Sonhar, explorar e conhecer enriquecem a vida, abrem portas para novas vivências, fazem brotar dons e talentos que colaboram no despertar vocacional.
Na descoberta vocacional encontramos sentido à vida e o propósito de nossa existência. A participação da família neste processo é fundamental para o desenvolvimento e amadurecimento da vocação. A partir do surgimento de um chamado vocacional nas crianças, os pais podem ajudá-las na compreensão da dimensão desse chamado, dialogando sobre o que sentem e levando-as a conhecer e a explorar a vocação. Aos pais, cabe alimentar nos filhos a capacidade de sonhar, acolhê-los nas dúvidas e medos que possam vir a ter, oferecer o máximo de informações sobre o tema, levá-los a participarem ativamente das atividades na igreja e incentivá-los na participação de encontros vocacionais.
Pensando em vocação religiosa, nessa idade nenhuma escolha precisa ser definitiva, ė apenas uma etapa da formação e da construção da pessoa que virão a ser. Acolher com afeto, amor e respeito o chamado vocacional que a criança sente em seu coração tornará esse processo mais leve, fácil e verdadeiro.
vocacionados mirinsmaisvocacionados mirinsmenos vocacionados mirinsmaisvocacionados mirinsmenos vocacionados mirinsmaisvocacionados mirinsmenos vocacionados mirinsmaisvocacionados mirinsmenos vocacionados mirinsmaisvocacionados mirinsmenos vocacionados mirinsmaisvocacionados mirinsmenos vocacionados mirinsmaisvocacionados mirinsmenos vocacionados mirinsmaisvocacionados mirinsmenos vocacionados mirinsmaisvocacionados mirinsmenos vocacionados mirinsmaisvocacionados mirinsmenos vocacionados mirinsmaisvocacionados mirinsmenos vocacionados mirinsmaisvocacionados mirinsmenos vocacionados mirinsmaisvocacionados mirinsmenos vocacionados mirinsmaisvocacionados mirinsmenos
1/14
- Foto: Secretariado Vocacional
- Foto: Secretariado Vocacional
- Foto: Secretariado Vocacional
- Foto: Secretariado Vocacional
- Foto: Secretariado Vocacional
- Foto: Secretariado Vocacional
- Foto: Secretariado Vocacional
- Foto: Secretariado Vocacional
- Foto: Secretariado Vocacional
- Foto: Secretariado Vocacional
- Foto: Secretariado Vocacional
- Foto: Secretariado Vocacional
- Foto: Secretariado Vocacional
- Foto: Secretariado Vocacional
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.