A Congregação Redentorista encara a tarefa de formar padres e irmãos redentoristas com ardor e zelo missionário. A formação é uma atividade exigente, pois requer atenção e acompanhamento contínuo dos jovens que vivem nos seminários da Congregação do Santíssimo Redentor.
Leia Mais3 dicas para você descobrir sua vocação no ano que se inicia A Província de São Paulo tem atualmente 76 seminaristas e, neste ano de 2021, a formação dos futuros missionários redentoristas passa por mudanças significativas. Veja quais são elas!
Postulantado
Buscando dar passos práticos no sentido da reestruturação, as Províncias de São Paulo, Rio e Bahia iniciaram um trabalho em conjunto também na formação. O postulantado da nova unidade que integrará as três províncias será em Belo Horizonte (MG), com os estudos de Filosofia na FAJE. A Comunidade Vocacional Dom Muniz acolhe 11 postulantes para esta etapa tão importante da formação redentorista, sendo 3 deles da Província de São Paulo. O Juniorato permanece em São Paulo (SP), com os estudos de Teologia no ITESP.
Seminário menor e propedêutico
O Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), que antes recebia os seminaristas menores, agora acolhe os propedeutas, que se preparam para o vestibular de filosofia. O Seminário Santíssimo Redentor, em Santa Bárbara d’Oeste (SP), que até o ano passado era a casa do Propedêutico, passa então a acolher os formandos mais jovens para cursar o ensino médio. Iniciaram o ano nessas casas de formação: 12 seminaristas menores e 8 propedeutas.
Noviciado
A Província de São Paulo mantém um noviciado interprovincial na cidade de Tietê (SP), atualmente com 16 jovens, 5 deles da unidade paulista. Em caráter excepcional, devido à pandemia da Covid-19, haverá neste ano um noviciado também em Campina Grande (PB). Por lá, outros 5 noviços da Província de São Paulo vão vivenciar essa profunda experiência. Entenda o que é ser noviço!
Projeto Vocações Adultas
O Projeto Vocações Adultas (PVA), que no ano passado funcionou no Seminário Pe. Vitor Coelho de Almeida, em Campinas (SP), passa a se fixar no Seminário São Clemente, também em Campinas, a fim de facilitar a acolhida e o bem-estar de um grupo maior. Além disso, ficou estabelecido que a faixa etária do Projeto será de 28 a 35 anos.
É necessário buscar uma formação cada vez mais integrada, aberta e personalizada, atenta aos sinais dos tempos. Que estes jovens saibam aproveitar o tempo de graça que é a formação, e sejam firmes e corajosos para superar os obstáculos e perseverar na vocação.
Jubileu 2025: Chamados a ser peregrinos da esperança
Somos chamados a percorrer um caminho de paz para nos tornarmos sinais e instrumentos de esperança e amor onde vivemos.
4 lições vocacionais de Natal
Confira quatro lições que ajudam a refletir sobre o sentido da vocação!
São Geraldo, o homem que se fez santo
Canonização do Santo Irmão Redentorista aconteceu há exatos 120 anos, pelo Papa Pio X. Conheça sua história!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.