Irmão Joaquim Acassio Barbosa nasceu em Cachoeira de Minas (MG). Desde criança, sempre teve uma vida ativa na comunidade. Foi coroinha e atuou em diversas pastorais em sua paróquia. No trabalho social, sentiu-se chamado por Deus a doar gastar sua vida pelos irmãos que sofrem.
Seu interesse pela vida consagrada começou quando ele ainda era muito jovem, após participar do curso da Infância Missionária. Joaquim já conhecia os Missionários Redentoristas, padres e irmãos, das romarias a Aparecida. Fez os encontros vocacionais e, em 2009, foi admitido para a formação dos Irmãos Redentoristas.
“A figura do Irmão me chamava muita atenção, então comecei a pesquisar mais e me apaixonei por essa vocação, por estar no meu dos seus. Ao vir para o seminário, eu já tinha a clareza que queria ser um missionário irmão”, recorda o religioso.
Leia MaisConheça a história de vida do Padre Domingos Sávio Não há vocação sem cruzEm 2019, professou perpetuamente os votos de pobreza, castidade e obediência diante de seus confrades redentoristas, familiares e amigos. Tem graduação em Serviço Social e contribuiu com o trabalho das obras sociais redentoristas por dois anos. Em 2020, assumiu a missão de ser promotor vocacional e auxiliar os jovens que estão em processo de discernimento vocacional.
Irmão Joaquim lembra que teve o apoio incondicional de sua família diante de sua decisão de seguir o caminho da vida religiosa e deixa um recado aos pais e também aos vocacionados:
“Pais, o primeiro momento é de acompanhar, de acolher essa intenção do jovem e, junto com ele, tentar fazer esse discernimento. Aos jovens, deixo uma mensagem: Jesus não faz um convite. Ele chama! Diante desse chamado, em livre escolha, devemos responder sim com generosidade”.
Confira o testemunho completo do Irmão Joaquim:
4 lições vocacionais de Natal
Confira quatro lições que ajudam a refletir sobre o sentido da vocação!
São Geraldo, o homem que se fez santo
Canonização do Santo Irmão Redentorista aconteceu há exatos 120 anos, pelo Papa Pio X. Conheça sua história!
O que a Família de Nazaré nos ensina sobre vocação?
Jesus, Maria e José são fontes de inspiração para nossa vocação.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.