Sou o Thiago Gomes, noviço Redentorista. Tenho 29 anos e natural de Lagoa Dourada (MG). Estou na etapa do noviciado, resido no Seminário Santa Teresinha, localizado na cidade de Tietê (SP). Estou há seis anos na formação. Antes, tive uma experiência de trabalho, na profissão de caminhoneiro, foram quase três anos de muitas vivências e, sobretudo, muito aprendizado.
Sou da unidade redentorista do Rio de Janeiro. A conferência da América Latina e Caribe contempla três noviciados, Colômbia, Argentina e Brasil. O noviciado conta com noviços vindos de diversas (Vice) Províncias do Brasil, e também da Província da América Central.
É uma alegria partilhar um pouco sobre a experiência do noviciado interprovincial redentorista.
Pra começar, entenda O QUE É SER NOVIÇO!
Este é o tempo primordial para intensificar a vida de oração, princípio tão fundante para alçar a vida religiosa consagrada. Vindo da etapa da Filosofia, em que somos levados a tantos questionamentos, pensamentos, consciência crítica, com uma vida acadêmica intensificada e a agitação da cidade, agora é chegado o momento de silenciar e rezar a vida, a vocação e, sobretudo, adentrar ainda mais na vida religiosa.
Leia Mais3 Irmãos Redentoristas que inspiram a vida missionária
Recordo-me que o meu despertar vocacional ocorreu na casa da Mãe Aparecida, onde senti uma emoção muito grande, e ali, diante da querida imagem de Aparecida, fiz minha súplica para que ela me ajudasse a discernir minha vocação. Esta oração foi fundamental para me silenciar, escutar e seguir o chamado do Redentor.
A nossa comunidade possui um outro aspecto fundante muito rico que é a fraternidade. Aqui moram 17 noviços, vindos das diversas regiões de nosso país, como também da Província da América Central. Com costumes diferentes, pensamentos, culturas, sotaques, língua estrangeira, uma diversidade enorme, não é nada fácil, porém todos nós aspiramos o mesmo ideal, nos consagrarmos à vida religiosa na Congregação do Santíssimo Redentor.
A vida comunitária nos ensina que, apesar das diferenças, é possível viver a vida fraternalmente. É como uma engrenagem, juntando todos os dons e talentos que trazemos conosco, formamos a comunidade do noviciado. As nossas diferenças diminuem, transcendendo os nossos dons, em prol da vida religiosa. Estamos todos juntos em busca do mesmo ideal: sermos testemunhas do Redentor neste mundo tão ferido, aos moldes de Santo Afonso.
A você jovem coragem, ânimo, não tenha medo de dizer Sim ao chamado de Deus, vale a pena seguir o Redentor! Deus está sempre se comunicando conosco através do nosso coração, basta silenciarmos e escutá-lo no mais íntimo de nosso interior.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.