Três jovens redentoristas retornaram recentemente ao Brasil após vivenciarem uma experiência missionária em terras estrangeiras durante o ano de 2020.
Jonas de Pádua, Rimar Diniz e Diego Antônio, junioristas da Província de São Paulo, assumiram com alegria a proposta do governo provincial de fazer uma experiência pastoral em outra realidade após a conclusão dos estudos de teologia.
Quando embarcaram para a nova missão em janeiro, os três certamente não imaginavam que a pandemia da Covid-19 afetaria tanto os trabalhos pastorais e a experiência deles fora do país. Jonas, Rimar e Diego partilharam conosco sobre os desafios e o aprendizado deste período intenso de evangelização e amadurecimento vocacional.
:: SEJA UM MISSIONÁRIO REDENTORISTA ::
Jonas Luiz de Pádua
Colômbia
Cheguei em Bogotá em janeiro deste ano. A princípio, fiquei hospedado na Casa Provincial. No dia 09 de fevereiro, viajei para o município de Valle del Guamuez – La Hormiga, que fica ao sul do país, próximo da fronteira com o Equador e região amazônica. Por lá, convivi com mais dois confrades padres colombianos na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro até o mês de novembro. Pude atuar na formação e convivência com os leigos, animadores de comunidades, catequistas, migrantes, como também na secretaria paroquial e na administração de uma emissora comunitária de rádio. A emissora, neste momento de pandemia, foi fundamental para continuarmos o contato pastoral com as pessoas da região.
Neste tempo em que estive fora do Brasil aprendi, uma vez mais, que na caminhada vocacional nunca estaremos sozinhos. Deus concede a graça de nos guiar e capacitar, enviando boas pessoas e confrades para nos ajudar, a fim de que a obra redentora sempre se realize frente às necessidades com as quais nos deparamos. Volto para o Brasil ainda mais contente e realizado na escolha vocacional que fiz, e faço, como Missionário Redentorista, na convicção de que somos sinais do Redentor em muitos lugares que fazemos presença. Minha gratidão à Província Redentorista de São Paulo e de Bogotá por terem me proporcionado tais enriquecimentos para minha vida e vocação.
Basilica del Senor de Los Milagros de...maisBasilica del Senor de Los Milagros de Bugamenos Fr. Jonas com o Movimento São João XX...maisFr. Jonas com o Movimento São João XXIII da Paróquia Redentorista en La Hormiga, na Colômbiamenos Fr. Jonas de Pádua com alguns leigos ...maisFr. Jonas de Pádua com alguns leigos e animadores de comunidadesmenos Fr. Jonas em visita aos formandos do ...maisFr. Jonas em visita aos formandos do Seminário Menor em Manizales, na Colômbiamenos Visita aos Noviços Redentoristas de P...maisVisita aos Noviços Redentoristas de Piedecusta, na Colômbiamenos
1/5
- Foto: arquivo pessoal
- Foto: arquivo pessoal
- Foto: arquivo pessoal
- Foto: arquivo pessoal
- Foto: arquivo pessoal
Diego Antônio da Silva
Bolívia
Chegando na Bolívia, tive a oportunidade de participar, na cidade de Tarija, de um acampamento juvenil, promovido pela pastoral vocacional, com a participação de mais de 200 jovens provenientes de diferentes paróquias redentoristas. Posteriormente, conheci algumas cidades históricas e permaneci por alguns meses em Cochabamba. Com a chegada da pandemia, fui enviado à cidade de San Borja, no departamento de Beni, no 'coração' da Amazônia boliviana.
Apesar das restrições e do isolamento social, foi uma experiência enriquecedora. Além da boa acolhida e da convivência com os confrades, o país oferece uma grande diversidade de realidades sociais, culturais, étnicas, religiosas e linguísticas, que muito me enriqueceram. Essa experiência nos exercita a ampliar horizontes e a perceber a centralidade e universalidade da missão redentorista em todos os contextos humanos e culturais. Trata-se, sobretudo, da formação de uma nova consciência, que leva à participação e à corresponsabilidade na missão.
Fr. Diego Antônio em trabalhos missio...maisFr. Diego Antônio em trabalhos missionários na Amazôniamenos Profissão religiosa e renovação dos v...maisProfissão religiosa e renovação dos votos dos junioristas da Provínciamenos Festival cultural no acampamento voca...maisFestival cultural no acampamento vocacionalmenos Acampamento vocacional em TarijamaisAcampamento vocacional em Tarijamenos Fr. Diego m trabalhos missionários na...maisFr. Diego m trabalhos missionários na Amazôniamenos
1/5
- Foto: arquivo pessoal
- Foto: arquivo pessoal
- Foto: arquivo pessoal
- Foto: arquivo pessoal
- Foto: arquivo pessoal
Rimar César Diniz
Argentina
Este ano vivi na Vice-Província de Resistência, na Argentina, compondo a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Charata, Chaco, com os confrades: Pe. Mário Márquez, Pe. Mário Gomes e Pe. Javier Fuglistaller. Ao chegar, em janeiro, fui bem acolhido pelos confrades e pelo povo, especialmente a juventude. Encarregaram-me de acompanhar a pastoral carcerária, o grupo juvenil e os coroinhas e acólitos. Contudo, a pandemia limitou nossa atuação, impedindo todo tipo de encontro grupal, até a flexibilização gradual em agosto.
Em uma realidade assolada pela secularização, além do aprendizado do idioma, da integração cultural e da convivência, pude ampliar minha visão de mundo, de Igreja e de Congregação, conscientizando-me melhor da missionariedade da vida religiosa. Sou grato a Deus, à Província de São Paulo, pelo incentivo, e à Vice-Província de Resistência pela acolhida. Retorno ao Brasil aberto, alegre e desejoso em integrar nossas frentes missionárias. Somos redentoristas não para um lugar, mas para o mundo.
Fr. Rimar no Santuário Nossa Senhora ...maisFr. Rimar no Santuário Nossa Senhora de Lujánmenos Celebração com as Irmãs Missionárias ...maisCelebração com as Irmãs Missionárias Escravas do Imaculado Coração de Mariamenos Missa de encerramento do Retiro Comun...maisMissa de encerramento do Retiro Comunitáriomenos Fr. Rimar em encontro com o (V) Provi...maisFr. Rimar em encontro com o (V) Provincial P. Javiermenos Formação para coroinhasmaisFormação para coroinhasmenos Profissão Perpétua do Fr. JorgemaisProfissão Perpétua do Fr. Jorgemenos
1/6
- Foto: arquivo pessoal
- Foto: arquivo pessoal
- Foto: arquivo pessoal
- Foto: arquivo pessoal
- Foto: arquivo pessoal
- Foto: arquivo pessoal
:: Entenda o significado do brasão Redentorista
:: 3 símbolos da Missão Redentorista
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.