O mês de maio traz consigo a figura de Maria, a Mãe de todas as mães, porque gerou em seu ventre o Filho de Deus e nosso irmão, Jesus Cristo. Tal vocação se dá porque Maria foi escolhida pelo Pai para ser a Mãe do Verbo encarnado por obra do Espírito Santo.
Maria é a vocacionada do Pai, pois dele recebeu uma vocação, um chamado muito especial, que envolve o mistério de Deus em nós, a encarnação. Convidada pelo Pai celestial a colaborar neste projeto salvífico, Maria deu seu “sim” com generosidade: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a vossa Palavra” (Lucas 1,38).
Leia Mais3 orações vocacionais para rezar no dia a diaOlhar para Maria como modelo de vocação significa, desde já, uma abertura ao projeto que Deus tem para cada um de nós, e isto traz consigo a confiança plena no amor de Deus.
Ao fazer o convite de amor, o horizonte de sentido precisa encontrar cada vez mais a esperança da salvação de Deus realizada em nós e, através da nossa doação, do nosso 'sim' à vontade divina.
Maria, quando respondeu com generosidade a Deus, não entendia muito qual seria o desenrolar da história: simplesmente se abandonou nas mãos do Criador. Assim também deve ser a nossa caminhada de vocacionados.
Mesmo sem ter controle do futuro em nossas mãos, é preciso confiar na Providência Divina e nas promessas de Deus, pois Ele é fiel. A confiança é uma das características primordiais na vida de um vocacionado. É preciso deixar Deus guiar nossa história, para com Ele fazermos uma história de amor.
Muitas vezes olhamos para Maria e buscamos viver a mesma fidelidade e alegria diante da vocação que nos foi dada, mas, ao mesmo tempo, Maria olha nos nossos olhos de filhos e nos faz entender que a verdadeira vocação só se realiza junto a Jesus, o Santíssimo Redentor.
Não é possível viver a vocação religiosa sem ter comunhão com Jesus, e só se tem comunhão com o Senhor fazendo o que Ele nos pede. Por isso ela aponta para Jesus e recomenda vivamente a cada um de nós: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (João 2,5).
Diante disso, peçamos a Maria, a vocacionada do Pai, que nos ajude a realizar sempre a vontade de seu Filho, Jesus, fazendo da nossa vida e vocação uma oblação a Deus e aos mais necessitados de nosso tempo.
Fonte: Pe. Robson Araújo, C.SsR.
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.