Vocação e Missão são duas realidades que caminham juntas na vida de todo cristão e do homem e da mulher consagrados inteiramente a Deus. Para ser feliz é imprescindível que cada um de nós descubramos, de fato, a nossa vocação nesta vida.
Estar atento ao chamado de Deus, assim como aconteceu com Samuel (1 Sam 3, 1-10), é colocar-se como um bom ouvinte para compreender qual é o sentido e o rumo da nossa vida. O segundo momento é o discernimento; precisamos deixar que a Palavra de Deus encontre abrigo no nosso coração e assim receber através das pessoas amigas, dos acontecimentos, do conhecimento, os sinais sensíveis do Pai que nos ama com amor gratuito. O terceiro passo é a decisão do “sim”, verdadeiro, real e entregue a Deus na confiança de que Ele vai estar comigo, com você, todos os dias “até o fim dos tempos”.
Aí começa a nossa missão. A missão de servir que está baseada na ação do próprio Jesus, nosso Santíssimo Redentor: “Se, portanto, eu que sou o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, vós também deveis lavar-vos os pés uns aos outros” (Jo 13, 1-15).
Leia MaisEncontro de Mídias debate a reconfiguração das províncias, em AparecidaReestruturação e reconfiguração mudará Congregação Redentorista na próxima décadaJesus entregou a sua vida por cada pessoa em vista de sua salvação integral e hoje, nós, homens consagrados da Congregação Redentorista, mesmo em meio às adversidades dos nossos tempos e dificuldades pessoais, seguimos na missão a nós confiada de levar a Copiosa Redenção, “fortes na fé, alegres na esperança e fervorosos na caridade”. O processo de reestruturação pelo qual passa nossa congregação pede que sejamos missionários criativos, alegres e perseverantes, renovando nosso ardor como “Testemunhas do Redentor, Solidários para a Missão, em um Mundo Ferido”.
Um dos instrumentos mais eficientes dos nossos tempos para levar a Copiosa Redenção de Jesus Cristo sãos os meios de comunicação social. Nós, redentoristas, sobretudo na Província de São Paulo, realizamos com ardor missionário o trabalho de comunicar a Boa Nova de Jesus Cristo através da imprensa, do rádio, da televisão e internet. Sabemos da grande responsabilidade que temos ao atuar nestes meios, pois estamos conversando todos os dias com os devotos de Nossa Senhora Aparecida.
E vale ressaltar que nestes últimos dois anos, momentos difíceis da pandemia, procuramos ser aquele “ombro amigo” ou aquele que ajudou a enxugar as lágrimas dos nossos irmãos e irmãs que perderam seus familiares e amigos. É a comunicação amiga que, mesmo à distância, sente as dores do próximo e procura trazer o consolo e a esperança em Deus.
Ser Missionário Redentorista é estar consciente de que toda mudança na sociedade reflete na missão atuante nos meios de comunicação. Se a sociedade sofre, nós também estamos sofrendo, e a nossa comunicação precisa estar em sintonia com esse momento trazendo a mensagem de libertação e de esperança, confiando na condução divina para nossas vidas e nas bênçãos da Mãe Aparecida. Este é o primeiro desafio de anunciar através dos meios de comunicação.
Um outro ponto importante e desafiante desta missão, é falar a linguagem do povo para se fazer entender aquilo que desejamos pregar: os valores do Evangelho de Jesus Cristo. E quais são estes valores? O amor ao próximo, a misericórdia que vem de Deus, a alegria e a responsabilidade de ser discípulo de Jesus na comunidade, na família, na sociedade, a pobreza que nos aproxima da realeza de Deus – recordando que Ele “desceu, se encarnou e nos mostrou seu rosto divino”.
O Papa Francisco, logo no início de seu pontificado, convocou toda a Igreja num estado permanente de Missão, isto é, ser a “Igreja em Saída”, que promove a cultura do encontro, cura as feridas, vai às periferias e em todos os lugares para conhecerem a luz e a alegria do Evangelho. A identidade da Igreja é evangelizar! Por isso, no mês de outubro deste ano, inspirados na mensagem do Papa queremos ser na Igreja o que já somos em virtude do Batismo: profetas, testemunhas, missionários do Senhor! Por um catolicismo mais missionário, precisamos despertar esta consciência em cada cristão. Todos somos vocacionados para a Missão. O Senhor conta com nossos passos missionários. Por isso, como Moisés, o nosso desejo para o Povo de Deus a caminho é: “Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta” (Nm 11,29).
No Evangelho, vemos Jesus falando por meio de parábolas, um jeito simples de ensinar o povo de sua época. Nós, como evangelizadores nos meios de comunicação de Aparecida temos o desafio diário de falar com os devotos de uma maneira acessível, de acordo com a sua realidade, buscando juntos a fraternidade cristã. A Missão nos transformará para dizer ao mundo que existe futuro. Conforme nos lembra o Documento de Aparecida: somos “Discípulos-Missionários de Jesus Cristo” a serviço da vida.
Unidos pela força da oração, que é o “pulmão da Missão”, ungidos pelo Espírito Santo, caminhemos juntos e vamos construir a Igreja em Missão. A graça divina nos sustenta! Venha seguir Jesus, o Redentor, Missionário do Pai. Responda com alegria: “Eis-me aqui, Senhor!”. Anunciemos especialmente através dos meios de comunicação disponíveis junto da nossa congregação, pois “o Espírito do Senhor está sobre nós e nos envia” (Lc 4,18). O carisma de Aparecida é uma grande mensagem missionária que nos envia a lançar as redes em águas mais profundas. Perseveremos! A missão não pode parar! Que a Palavra de Deus continue ecoando longe por meio da Rede Aparecida de Comunicação.
Ir. Alan Patrick Zuccherato, Missionário Redentorista
Diretor de Programação da TV Aparecida
Dez características do Missionário Redentorista
Fé, oração, caridade, alegria são algumas das características da Congregação do Santíssimo Redentor. Saiba mais!
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.