Estamos celebrando os duzentos anos do “apóstolo de Viena”. Duzentos anos da morte de Clemente Maria Hofbauer. Um grande missionário, que ajudou a Congregação, levando-a além do alpes italianos, levando-a ao mundo.
Homem caridoso e de fé ardente, levou consigo todo o amor que possuía pelo Santíssimo Redentor àqueles que mais precisavam.
Um missionário que, em suas pregações, "rugia como um leão”, pregando as máximas eternas, conduzindo o povo a um real arrependimento de seus pecados. Clemente falava o que o povo necessitava escutar.
Leia MaisVeja o que a vida de São Clemente ensina sobre vocaçãoConheça a música em homenagem a São Clemente Maria Hofbauer10 perguntas e respostas sobre os Missionários RedentoristasUm sacerdote que, dentro do confessionário, era como “um cordeiro”, manso e humilde, escutando os pecados daqueles que iam se confessar com ele, falando-lhes da misericórdia divina, do amor de Deus para com cada um de seus filhos e de como era importante se confessar, para que, assim, no dia da morte, pudessem ir para o Paraíso e contemplar o Senhor.
Clemente foi um homem que não desanimou diante das tribulações e das necessidades e se manteve forte diante das adversidades que as guerras napoleônicas causavam em toda a Europa. Se manteve fiel ao Evangelho.
Em determinado período da vida, Clemente viu-se frustrado por vários de seus projetos não terem dado certo, mas nunca perdeu a esperança: continuava insistindo. Até que, um dia antes de sua morte, o Papa Pio VII concedeu o decreto de fundação da primeira comunidade Redentorista da Áustria. Ele viu seu sonho se realizar.
O que aprendemos com Clemente?
Primeiramente, aprendemos que é pela fé que conseguimos realizar nossos sonhos. Também aprendemos que a perseverança é algo crucial na vida do cristão pois, somente com a graça de Deus, conseguiremos passar pelos fracassos sem desistir.
Clemente Maria Hofbauer é um exemplo de missionariedade para muitos Redentoristas hoje. É um exemplo de perseverança e de fé que, mesmo diante de adversidades políticas e religiosas, não desanimou e não desistiu da missão que assumiu. Com isso, expandiu a Congregação do Santíssimo Redentor.
Podemos realizar um paralelo da vida de São Clemente com a vida São Paulo. Paulo foi quem expandiu o cristianismo por todo o Império Romano, fazendo com que se tornasse o que é hoje. Clemente, ao ir além dos alpes, levou consigo todo o propósito da Congregação do Santíssimo Redentor: ir até os mais pobres e anunciar que, com Ele, Jesus, é copiosa a Redenção.
São Clemente Maria Hofbauer, rogai por nós.
Rafael Peres Nunes de Lima
Noviço Redentorista
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.