O serviço na comunidade é muito importante para a realização de toda pessoa cristã. Ao colocar-se em atitude de serviço, vamos descobrindo os espaços e as necessidades urgentes da Comunidade. Como é bom estar envolvido num projeto grandioso onde a pessoa principal é Jesus! Sabemos que trabalhamos com Ele, para Ele e por Ele; por isso enfrentamos situações difíceis e até incompreensões, mas continuamos firmes. E dá gosto sentir-se pertencente a uma comunidade eclesial!
:: Tenho medo de deixar tudo para seguir a vocação religiosa. O que fazer?
De repente, descobrindo-se envolvido nesta dinâmica, o rapaz ou a moça sente que é muito bom viver em comunidade; que poderia dar mais dos seus esforços; que poderia até voltar toda a sua vida para que aquela comunidade cresça; ou (por que não?) abdicar, renunciar o casamento e os bens materiais para viver intensamente essa doação constante. O serviço à comunidade foi exercitando os espaços do coração e aquele jovem ou aquela moça sente que seu coração "enlargueceu", se avolumou, expandiu-se; sua visão do Reino se ampliou, sua vocação de servir desenvolveu-se: seu batismo tem novo sentido!
E agora? É para ser padre? Vai ser freira? Ou consagrar-se numa comunidade de vida ou de aliança?
Este é momento primoroso, pois é o começo do tempo de Deus (Kairós), momento de discernimento, quando precisamos ouvir a voz de Deus e decidir o caminho. A escolha será sempre do "sujeito", pois Deus não impõe nenhum caminho a seus filhos. Ele nos pede para servir e cada um, de acordo com suas habilidades, virtudes e limitações, faz suas escolhas.
Portanto, o gosto de servir deve ser experimentado por todos os cristãos. E, para seguir a vida religiosa ou sacerdotal, é imprescindível saber servir e amar, ter um coração dilatado, expandido, grande, em que caibam todos os homens e mulheres, especialmente os que foram abandonados pelos corações pequenos, que nunca aprenderam a amar e servir.
>> E aí? Curtiu este texto? Acompanhe a gente nas redes sociais. Clique nos ícones das redes sociais que ficam no topo desta página.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.