Na Quaresma, somos chamados à nos voltarmos para nosso deserto interior e ali no encontrarmos com o Senhor. Um tempo de intenso jejum, oração e penitência.
Ao longo das semanas quaresmais, somos convidados a refletir sobre os pilares da conversão, da oração e do jejum. Neste tempo, relembramos os quarenta anos do povo de Deus da libertação da casa da escravidão (cf. Ex 12, 37-42) e também os quarenta dias de Jesus no deserto (cf. Mt 4, 1-2).
Aprendemos com Jesus que é preciso, em certos momentos, nos retirarmos para orar (cf. Mt 17,1; Mc 6,46; Lc 5,16) e nos encontrar novamente com Deus, pois só assim teremos força para a missão.
Leia MaisÉ pecado quebrar a penitência quaresmal?Cantar a QuaresmaQuando termina a Quaresma?Atitudes para a Quaresma
É na solidão, no deserto interior, no mais profundo de nossa existência que conseguimos encontrar o Autor da Vida. Quando aceitamos e perdoamos nossas sombras; quando olhamos para nosso interior e voltamos nossos olhares aos céus (cf. Sl 123,1-2), este é, então, o momento em que nos encontramos realmente com o Senhor, pois Ele vem em nosso auxílio, vem nos socorrer, nos perdoar, vem falar conosco.
Não tenham medo de encontrar o Senhor
Não devemos ter medo de encontrarmos a nossa própria escuridão, de encontrar o Senhor no mais profundo do nosso ser. É a partir deste encontro, do momento em que aceitamos as nossas sombras, que conseguimos realmente nos encontrar com o Mestre. E Ele, sendo o Bom Pastor, também vem ao nosso encontro (cf. Sl 27,1). Ao entregarmos ao Senhor nossas sombras, Ele as transformará em luzes para nossos passos (cf. Sl 23,4).
A experiência do deserto ajuda o cristão a se encontrar mais intimamente com o Senhor. Não é apenas na Quaresma, ou em um retiro espiritual que devemos nos voltar para o deserto interior, mas constantemente devemos olhar para nós mesmos e perceber que nossas sombras precisam ser perdoadas, que nós precisamos da misericórdia, para assim nos encontrarmos com o Senhor que habita em nossa essência.
Juniorista.
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.