O mês vocacional, instituído no Brasil há 40 anos, vem celebrando e homenageando todas as vocações no decorrer das semanas de agosto. É uma especificidade de nosso país, graças à sensibilidade de tantas pessoas envolvidas naquele contexto de final dos anos 1970 e início de 1980. Uma bonita história que merece ser recordada, a partir desta iniciativa nasceu no ano de 1983, o primeiro ano vocacional.
A abertura oficial do primeiro Ano Vocacional do Brasil ocorreu no 20º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, em 24 de abril de 1983. Com o tema: “Vem e segue-me”. Em 2003 foi realizado o segundo Ano Vocacional, 20 anos após a primeira experiência, com o tema: “Batismo, fonte de todas as vocações”, e o lema: “Avancem para águas mais profundas” (Lc 5,4).
Leia MaisA Vida religiosa na transformação da realidadeA vida religiosa ao longo da históriaA Vida Religiosa é um tesouro O tema da segunda edição vem guiar a igreja nesse sentido, levando todos a refletir este avançar para águas profundas, ou seja, sair da superficialidade quando o assunto é vocação/chamado. A Vida Religiosa não é para ser um pouco feliz, é para ser muito feliz. Esta escolha não deve ser uma fuga, muito menos a última opção quando aquilo que se tem como prioridade não acontece, Vocação a vida religiosa é uma resposta firme e decidida, uma felicidade que brota do coração que busca viver com plenitude e prontidão o chamado do Senhor.
O terceiro Ano Vocacional será celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no Brasil.
O tema “Vocação: Graça e Missão,” fundamenta-se na afirmação de que a vocação é um dom de graça e de aliança com Deus. O lema Corações ardentes, pés a caminho, recorda o coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo. Uma vez ouvindo o chamado, o seguimos, avançando para águas profundas na intimidade com Deus. Podemos agora com sua graça ir em missão, com o coração ardendo de amor por Jesus, colocar os pés a caminho e trabalhar com ardor incansável a exemplo dos apóstolos, para que o reino de Deus aconteça.
A Igreja com este terceiro ano vocacional quer promover a cultura vocacional, despertar vocações é o grande objetivo desta edição. Quer facilitar o caminho, ajudar as comunidades que já possuem um serviço de animação vocacional a trabalharem com fervor. Alguns podem pensar, minha paróquia não é tão animada, meu pároco não nos dá o apoio que gostaríamos de receber, mesmo nestes ambientes é possível despertar vocações. Com uma vida fraterna fervorosa e animada, a ação de Deus acontece. Essa é a proposta do ano vocacional, uma comunidade paroquial unida, recebe do Senhor a graça de colocar-se a caminho e responder ao chamado que Ele faz. Você tem o desejo de se consagrar inteiramente a Deus? Rezemos para que no meio de nós, se intensifique a prática da oração pelas vocações. Que o terceiro ano vocacional no Brasil, nos leve a aprofundar o significado de graça e missão e assim respondermos ao chamado com liberdade e responsabilidade.
Oração do ano vocacional 2023
Senhor Jesus, enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,
que fazeis os corações arderem e os pés se colocarem a caminho,
ajudai-nos a discernir a graça do vosso chamado e a urgência da missão.
Continuai a encantar as famílias, crianças, adolescentes, jovens e adultos,
para que sejam capazes de sonhar e se entregar, com generosidade e vigor,
a serviço do Reino, em vossa Igreja e no mundo.
Despertai as novas gerações para a vocação aos ministérios leigos,
ao Matrimônio, à Vida Consagrada e aos Ministérios Ordenados.
Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,
ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder com alegria.
Amém!
Você está pronto para responder ao chamado de Deus? Seja um Missionário Redentorista. Fale conosco!
Secretariado Vocacional Redentorista.
Acesse: a12.com/vocacional
e-mail: vocacional@a12.com
Telefone: (12) 3105-2245 / (12) 99701-2245
Instagram: vocacional.cssr
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.