seja um redentorista
redentoristas
missões redentoristas
obras sociais redentoristas
O Terço Vocacional é um momento profundo de fé, que pode ser rezado em família, em comunidade ou pessoalmente. Ele é uma forma de suplicar ao Santíssimo Redentor para que Ele “envie operários para sua messe” (Mt 9,38).
Para que o mundo seja um lugar de homens e mulheres realizados, é necessário que cada um encontre sua vocação e a corresponda da melhor forma possível. Por isso, nós, do Secretariado Vocacional Redentorista, queremos levar até você esse material, para que juntos rezemos pelas diversas vocações existentes na Igreja.
Oração Inicial
Dirigente: Com Jesus Bom Pastor, estamos reunidos em nome do Pai, † e do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém.
Dirigente: Que o Santíssimo Redentor nos conduza neste momento de oração e que os frutos de nossas preces ajudem os nossos irmãos a descobrir sua vocação.
Todos: Jesus Redentor nos uniu e juntos queremos rezar.
Profissão de Fé
Creio em Deus-Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria. Padeceu sob Pôncio Pilatos. Foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos. Ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos. Na remissão dos pecados. Na ressurreição da carne. Na vida eterna. Amém.
Rezam-se três Ave-Marias, nas seguintes intenções:
Dirigente: Recordamos o chamado do apóstolo Pedro.
Leitor: Jesus subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Vai mais para o fundo, e lançai as vossas redes para pescar”. Simão respondeu-lhe: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas, por causa de tua palavra, lançarei a rede”. Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que as redes se rompiam. (Lc 5,3-6)
Todos: Recordemos a vocação de todos aqueles, que se deixam tocar pelas palavras de Jesus; homens e mulheres trabalhadores, que com seu trabalho buscam construir um mundo melhor.
Dirigente: Recordemos o chamado do evangelista Mateus.
Leitor: Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro. E Jesus os ensinava. Enquanto ia caminhando, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse para ele: “Siga-me”. Levi se levantou e o seguiu. (Mc 2,13-14)
Todos: Recordamos a vocação de todos aqueles, que deixaram algo, para responder prontamente ao chamado de Jesus.
Dirigente: Recordemos o chamado de José de Arimateia, o discípulo oculto de Jesus.
Leitor: Depois disso, José de Arimateia, que era discípulo de Jesus, mas ocultamente, por medo dos judeus, pediu a Pilatos a autorização para tirar o corpo de Jesus da cruz. Pilatos permitiu. José de Arimateia foi e retirou o corpo de Jesus. (Jo 19,38)
Todos: Recordamos a vocação de todos aqueles, que, às ocultas, seguem os ensinamentos de Jesus; pessoas que, por medo ou perseguição, realizam no silêncio seu apostolado.
Dirigente: Recordemos o chamado do apóstolo Paulo.
Leitor: Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo se viu repentinamente cercado por uma luz que vinha do céu. Caiu por terra, e ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?”.
Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo”. (At 9,3-5)
Todos: Recordamos a vocação de todos aqueles, que nos caminhos da vida cruzaram com Jesus e decidiram segui-lo, aqueles que mais tarde reconheceram Jesus como Senhor.
Dirigente: Recordemos o chamado do casal Áquila e Priscila.
Leitor: Saudai Priscila e Áquila, colaboradores meus no Cristo Jesus, os quais arriscaram suas próprias vidas para salvar a minha. Eu lhes sou agradecido. (Rm 16,3-4)
Todos: Recordamos a vocação de todos os casais, que na alegria do matrimônio, colaboradores na ação evangelizadora da Igreja, são promotores das vocações.
Saudação Mariana
Dirigente: Ao final deste Terço Vocacional, queremos nos dirigir a Maria, Mãe das Vocações, grande Promotora Vocacional, para que Ela nos ajude a descobrir nossa vocação na Igreja e alcance perseverança para todos os que já deram o seu sim.
Todos: Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve!
A vós bradamos os degradados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre.
Ó, clemente! Ó, piedosa! Ó, doce e sempre Virgem Maria!
Dirigente: Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
Oração Vocacional
Senhor, vós suscitastes Afonso Maria de Ligório para continuar a obra de Cristo Redentor e para levar a Boa Nova aos mais abandonados.
Nós vos pedimos que o chamado que ressoou no coração de Afonso, Geraldo, Clemente e de tantos outros, faça despertar uma nova geração de missionários com disponibilidade e zelo pastoral.
Senhor, abençoai os lares e as famílias que acolhem vossa Palavra. Fazei que pais e filhos vivam em harmonia e, por vossa graça, sejam fortes na fé, alegres na esperança e fervorosos no amor.
Redentor Nosso, sustentai a generosidade dos que já foram chamados e despertai em nós o desejo e a coragem para continuarmos a viver e crescer em Comunidade.
Que vosso Espírito estimule nossa audácia, a fim de abrimos novos caminhos de esperança. Que a Virgem Maria, nossa Mãe Aparecida, interceda ao Pai por todos nós e nos conceda a graça da perseverança em nossa vocação e missão, como verdadeiros apóstolos do Evangelho.
Amém.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Notícias