Sou o Frater Lucas Martins de Oliveira, Missionário Redentorista. Nasci no dia 23 de abril de 1993, na cidade de Paraty (RJ). Sou filho único de Luciane Lucas Martins e Omair de Oliveira. Minha família não participava da Igreja e, com 9 anos de idade, comecei a participar sozinho das missas, procissões e tantas outras manifestações da fé paratiense, tudo isso me encantava e despertou o desejo de participar ativamente da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios.
Aos 12 anos, fui batizado na Igreja Católica, fui coroinha e fiz minha primeira comunhão. Na minha adolescência e juventude, sempre fui muito engajado na vida paroquial, participando de diversas pastorais e movimentos: pastoral do batismo, equipe de liturgia, pastoral da Juventude, acólito, cerimôniário, ministro da Eucaristia, entre outros. Além de ajudar nas diversas festas tradicionais de Paraty, onde fui coroado Imperador da Festa do Divino Espírito Santo em 2007 e festeiro da Festa de Santa Rita em 2015.
Meu contato com os redentoristas começou justamente no ano de 2015, numa Festa de São Benedito, quando conheci Padre Adenilto Godoy, missionário redentorista que estava presidindo um dia da novena. Em uma conversa descontraída na sacristia, ele me fez o convite de conhecer os missionários redentoristas e logo trocamos contato. A partir daí iniciei meu acompanhamento com o Secretariado Vocacional. Fiz meus encontros vocacionais no ano de 2016 e participei da Convivência vocacional em janeiro de 2017.
Aprovado, fui convidado a entrar no Seminário Santíssimo Redentor, em Santa Bárbara D’Oeste (SP), vivenciando a etapa do propedêutico em 2017. Entre 2018 e 2020, cursei Filosofia na PUC, residindo no Seminário São Clemente, na cidade de Campinas (SP). Em 2021, realizei meu Noviciado em Campina Grande (PB) e professei meus votos de castidade, pobreza e obediência na Congregação do Santíssimo Redentor no dia 16 de janeiro de 2022, na Igreja de Santa Teresinha, em Tietê (SP).
:: O que são os votos de castidade, pobreza e obediência?
Hoje resido na Comunidade São José – Alfonsianum I – na região do Ipiranga, em São Paulo (SP), estou concluindo o 3º ano de Teologia no ITESP e ajudo na pastoral vocacional. O maior desafio da caminhada formativa é ter a capacidade de sempre recomeçar, pois sempre mudamos de casa, cidade e até mesmo de companheiros de turma. A cada “ciclo” iniciado precisamos ter sabedoria e organização para darmos conta daquilo que é próprio da formação. Aí entram também as alegrias, pois nesse recomeço criamos laços de fraternidade, fazemos novas amizades, conhecemos histórias, sonhos e partilhamos a vida. Isso nos faz sermos mais humanos e enriquece a nossa vida comunitária.
Leia MaisConheça os 4 Santos Redentoristas Não existe vocação perfeitaAjudar o Secretariado Vocacional tem sido uma grande oportunidade de voltar ao meu tempo de acompanhamento vocacional e isso vai dando um ânimo na caminhada. Pois é justamente retornando ao nosso ponto de partida que vamos reconhecendo os cuidados de Deus em nossa vida e em nossa vocação. É ao longo do caminho que vemos como crescemos como pessoa e como cristão. Tudo isso graças à oração da família, amigos e do povo de Deus. Por isso, peço que continuem rezando pelas vocações!
Ser Missionário Redentorista é permitir que o Redentor faça maravilhas em nossa vida! Portanto, querido jovem, convido você a fazer parte da nossa história e ajudar-nos a levar a Copiosa Redenção aos que mais precisam de esperança e dignidade. Coragem! Permita-se viver o chamado de Deus!
Desafios e superações na formação de novos religiosos redentoristas
Irmão Cláudio Teixeira, C.Ss.R., participou do programa Bênção da Manhã, da TV Aparecida, e falou sobre os desafios da caminhada vocacional e formativa para os jovens.
Dez características do Missionário Redentorista
Fé, oração, caridade, alegria são algumas das características da Congregação do Santíssimo Redentor. Saiba mais!
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.