Sou o Irmão Cláudio Aparecido Teixeira, nasci no dia 1º de dezembro de 1976 na cidade de Tomazina, estado do Paraná. Sou filho de Maria Benedita Teixeira e de Antônio Teixeira. Somos em quatro irmãos, sendo três homens e uma mulher. Dois são casados e outro solteiro. Sou de uma família religiosa e humilde, que sempre se dedicou à vida de oração e à participação na comunidade. Passei minha infância e início da adolescência na zona rural, ajudando meus pais nos trabalhos da lavoura e outros afazeres de nossa propriedade. Aos sete anos de idade, comecei a ir à escola rural de onde vivíamos, convivendo com as outras crianças e recebendo a educação dos meus primeiros professores.
A minha infância foi vivida na zona rural de Tomazina (PR), lá convivi com as crianças da minha realidade, vivenciando as brincadeiras típicas da região e da época. Gostava do contato com a natureza, das quermesses da comunidade. Me recordo que, aos domingos, meu pai ia comigo aos jogos de futebol que aconteciam no nosso bairro. Recordo-me dos meus amigos de infância, que hoje mesmo não tendo contato, ainda guardo com carinho no coração.
Leia MaisCaminho vocacional: 7 passos para ingressar no seminário redentorista43 frases de Santo Afonso para viver na presença de Deus Por que o missionário não tem lugar fixo?Desde criança, já participava da vida de comunidade, na Capela de Santa Maria Goretti, da Paróquia Santo Inocêncio. Fiz a primeira Comunhão aos 10 anos e aos 11 anos recebi o Sacramento da Confirmação. Em 1990, meus pais mudaram-se para a cidade de São José dos Campos (SP). Alguns parentes de minha mãe já residiam em São José dos Campos. Com algumas dificuldades encontradas na região onde morávamos no Paraná, meus pais vieram tentar uma nova vida no estado de São Paulo.
Em 1993, ouvindo a Rádio Aparecida, conheci os Missionários Redentoristas a partir de uma propaganda vocacional. Escrevi uma carta, que e logo foi respondida já me convidando para o primeiro encontro vocacional. Foi através destes encontros que conheci a vocação do Irmão Missionário Redentorista e me interessei. Os promotores vocacionais da época eram os Irmãos: Manoel Aparecido, João Carlos Mendonça e o Padre Luiz Rogério Carrilho Cruz. Depois de ter feito os encontros vocacionais, fui convidado para fazer a Convivência Vocacional.
Assim, no dia 14 de janeiro de 1995, ingressei no Seminário São Geraldo Majella, na cidade de Potim (SP). Lembro-me que, naquele ano, ainda passei vinte dias no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP) antes de ir definitivamente para o Seminário São Geraldo, fazendo um curso de verão, que funcionava como uma espécie de integração entre os dois seminários, chamado ciclo básico.
No Seminário São Geraldo, concluí o ginásio, assim chamado na época. Posteriormente, no Colégio do Carmo, na cidade de Guaratinguetá (SP), cursei os três anos do Ensino Médio. Portanto, vivi seis anos no antigo Seminário São Geraldo, na cidade de Potim (SP), que hoje recebe o nome de Comunidade Irmão Bento. No ano de 2001, em São Paulo, fiz um curso na área de Vida Religiosa Consagrada e outros cursos, neste mesmo ano fiz o pré-noviciado. Em 2002, fiz o Noviciado Redentorista em Tietê (SP), no Seminário Santa Teresinha, e no ano de 2003, no dia 26 de janeiro, fiz minha primeira profissão religiosa.
No dia 18 de novembro de 2006, na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Jacareí (SP), fiz a Profissão Perpétua. Nesta época, além dos cursos na área de Vida Religiosa Consagrada, estudei também contabilidade e já havia concluído, em 2005, a faculdade de Ciência das Religiões, em São Paulo.
De 2006 a 2008, trabalhei no Secretariado Vocacional Redentorista em Aparecida (SP). Depois disso, integrei a equipe missionária, fui formador e diretor do Seminário São Geraldo, também fui formador nas etapas do pré-noviciado e aspirantado, em Campinas e Aparecida, respectivamente. Novamente em 2019, retornei a Sorocaba, para ser diretor do Seminário São Geraldo, acompanhando os candidatos à vida religiosa como irmãos Redentoristas. Em 2024, retornei ao Secretariado Vocacional Redentorista, residindo em Aparecida.
Hoje me sinto feliz e realizado, ajudando tantos jovens na busca pelo discernimento vocacional. Esta foi a missão que Deus me confiou e que realizo com alegria e disponibilidade. E para você que deseja seguir os passos do Redentor, sendo um Missionário Redentorista, eu digo que vale a pena!
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.