Ir. João Batista de Viveiros é conhecido daqueles que passam pelo Santuário Nacional de Aparecida. Durante oito anos, sua missão foi na Casa da Mãe Aparecida. Em 2015, assumiu o Serviço de Promoção Vocacional Redentorista da Província de São Paulo, junto com outros companheiros redentoristas.
Ir. Viveiros hoje tem a missão de apresentar o carisma e a espiritualidade redentorista aos jovens e convidá-los para seguir Jesus Cristo e para Anunciar a Copiosa Redenção. É resposnável, junto com toda a equipe do Secretariado Vocacional, pelos primeiros contatos com os jovens e futuros Missionários Redentoristas.
Conheça melhor a história deste missionário através de seu 'Testemunho Vocacional'.
Como conheceu os missionários redentoristas?
Nasci na cidade de Matipó – MG, e aos sete anos de idade minha família mudou-se para o estado do Paraná. Conheci os Missionários Redentoristas ouvindo a Rádio Aparecida no norte do Paraná.
Como você percebeu que tinha vocação para a vida religiosa?
Sou de uma família numerosa e religiosa. Vivendo num ambiente cristão, rezando em família, participando da comunidade, ouvindo a Rádio Aparecida fui, pouco a pouco, me sentindo inquieto e provocado por Deus a consagrar minha vida a serviço da evangelização como missionário redentorista. Já no Seminário São Geraldo, fui entendendo melhor a vocação e a missão de Irmão e, pela graça de Deus, tornei-me um deles. Como Vocação é chamado e graça de Deus, no processo de discernimento fui percebendo que Deus me chamava para essa missão de ser um consagrado.
Foto de: Thamara Gomes
Ao lado do Pe. José Torres, Ir. Viveiros coordena agora a Pastoral Vocacional Redentorista.
Que trabalhos você desempenhou como missionário redentorista?
Como Missionário Redentorista, trabalhei muitos anos no Serviço de Animação Vocacional acolhendo e orientando os jovens que desejavam ingressar em nossos seminários. Trabalhei também como formador em nossos seminários em Aparecida, no Potim e em São Paulo. Trabalhei nas Missões Populares. Coordenei o Centro Redentoristas de Espiritualidade (CERESP) em Aparecida, trabalhei oito anos no Santuário de Nossa Senhora Aparecida e agora voltei a trabalhar no Secretariado Vocacional, novamente acolhendo e orientando os jovens que desejam se tornar missionários redentoristas.
O que é e como alcançamos a Copiosa Redenção?
Em Cristo, a Redenção é Copiosa, é abundante, é completa.
Redenção é o ato ou efeito de redimir, que significa libertação, reabilitação, reparo, salvação. É o ato de adquirir de novo, de resgatar, de tirar do poder alheio, do cativeiro. É livrar-se de um passo arriscado e das penas do inferno. A teologia nos ensina que redenção é o resgate da humanidade por meio de Jesus Cristo.
Na carta aos Romanos 5,10, São Paulo escreve: “Se quando éramos inimigos fomos reconciliados com Deus por meio da morte do seu Filho, muito mais agora, já reconciliados, seremos salvos por sua vida”. Somos todos redimidos Nele. Em Cristo, a Redenção é Copiosa, é abundante, é completa. Seremos redimidos na medida em que nos deixarmos amar por Deus e na mesma medida desse infinito amor, amarmos cada irmão, cada irmã que vive ao nosso lado. Somente em Jesus Cristo a Redenção é Copiosa, é abundante.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.