Eu sou o Pe. Robério Santana de Lima, Missionário Redentorista. Nasci em 1992, em Várzea Alegre (CE). Sou o segundo filho de Josefa Ferreira de Lima e José Santana Subrinho. Tenho mais dois irmãos, um homem e uma mulher. Até os doze anos vivi no Sítio Serra Nova, localizado na cidade de Granjeiro (CE). Por muito tempo, por conta da situação da seca no nordeste e minha mãe ter que trabalhar em outras cidades, morei com seus avós.
No ano de 2004, aos doze anos, me mudei para São Paulo e passei a residir na cidade de Itaquaquecetuba. Sempre tive uma vida de comunidade muito ativa. Ainda no Ceará, não perdia a oportunidade de participar das novenas, orações, terços e demais manifestações religiosas. Ao mudar-me para Itaquá, comecei a frequentar a Paróquia Cristo Redentor, atuando nas pastorais da acolhida, catequese, coroinhas e cerimoniários. Na Paróquia São Bartolomeu, também em Itaquaquecetuba, continuei minha ação pastoral.
Leia MaisNão há vocação sem cruz5 características da Espiritualidade Redentorista3 conselhos do Papa Francisco para viver bem a vocaçãoA vida religiosa apareceu em minha vida de uma forma muito simples e roubou o meu coração quando conheci os Missionários Redentoristas através de um artigo na Revista de Aparecida que dizia: “o missionário vai onde precisam de seu trabalho”. Fiz o processo de acompanhamento vocacional no ano de 2010 e, em 2011, fui aprovado, passando a residir no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), onde cursei o 3° ano do ensino médio. Em 2012, morando em Santa Barbara D’Oeste (SP), vivenciei a etapa do propedêutico.
Entre 2013 e 2015, residi no Seminário São Clemente, em Campinas (SP), e cursei a filosofia na PUC. No ano de 2016, realizei o noviciado em Goiânia (GO), tendo como mestre o Pe. Fábio Bento da Costa, C.Ss.R. Professei os meus votos religiosos no ano de 2017 e, no mesmo ano, iniciei os meus estudos teológicos no Instituto Teológico São Paulo (Itesp), residindo na cidade de São Paulo. Nesse período, acompanhei algumas pastorais: inicialmente a Comunidade Santa Ângela (no Heliópolis); Secretariado Vocacional e a JUMIRE (Juventude Missionária Redentorista).
:: Entenda as etapas de formação de um Missionário Redentorista
Concluído os estudos teológicos no ano de 2020, fui designado para realizar meu estágio missionário em Campos dos Goytacazes (RJ), residindo na Comunidade do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Fui ordenado diácono para a Igreja no dia 12 de março de 2022, no Santuário Nacional de Aparecida. E no dia 06 de agosto do mesmo ano, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São João da Boa Vista (SP), recebi o sacramento da ordem, me tornando sacerdote para o povo de Deus.
Nesse ano de 2024, fui designado pelo Superior Provincial para ser promotor vocacional. Atualmente, resido na comunidade do Santuário São José, em Belo Horizonte (MG), e sou responsável pelo Secretariado Vocacional Redentorista nas regiões de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
"Não temas, porque eu te resgatei, chamei-te pelo teu nome:
tu és meu". (Is 43, 1)
Esse foi o tema que escolhi para nortear meu ministério sacerdotal. Ao longo de minha vida, e principalmente logo após a descoberta de minha vocação, sempre senti a presença amorosa de Deus, que, diferente do que ouvimos muito em algumas falas, é um Deus que se aproxima e que nos ama muito.
Leia MaisA Vocação Redentorista é uma resposta de amorAs coisas do mundo, ter, poder e o prazer já não nos fazem felizes; nossa verdadeira felicidade encontra-se n’Ele. É a partir da pertença a esse Deus, que nos sustenta e nos ama, que somos capazes de deixar tudo e sair pelo mundo anunciado o amor e a paz.
Jovem, não tenha medo de viver na presença de Deus, de ser todo d’Ele! Somente a partir da experiência com esse Deus, que nos tira o medo e nos devolve a filiação, é que estamos aptos a pronunciar sua palavra de vida e salvação para outras pessoas.
Seja um Missionário Redentorista!
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.