Após o longo processo formativo, que inclui os estudos acadêmicos, a Congregação do Santíssimo Redentor possibilita ao jovem religioso realizar uma experiência missionária em uma comunidade apostólica antes da realização dos votos perpétuos, chamada de Tirocínio Missionário. O objetivo dessa experiência é favorecer ao Missionário Redentorista a ampliação de seus horizontes culturais, de modo que ele possa, frente a uma realidade missionária, ‘decantar’ uma síntese sólida de todas as experiências formativas vivenciadas.
Em consonância com as orientações do magistério eclesial para a formação, a fundamentação teórica para a realização dessa experiência parte da premissa de que o ser humano é constituído de diversas dimensões. Dentre elas, a cultura talvez seja aquela que abarca mais elementos e é a mais complexa. Assim, ele não se limita ao seu mundo natural, mas o transcende. Isso acontece porque ele tem expectativas que não se limitam ao mundo da forma como é apresentado e nem à sua materialidade. Dessa forma, o ser humano o transforma, pois o recria diariamente, deixando sua marca, ou seja, sua cultura. Por isso, a pessoa se humaniza, produzindo seu mundo, gerando sua marca cultural e dando um novo significado e uma nova forma de aproveitamento das realidades existentes.
A cultura é um dos traços que define o homem, mas ela não é tudo no ser humano. Apenas permite que a pessoa possa reproduzir o mundo, dinamizando a existência dos que já existem nele. O fato de o homem criar ou recriar sua obra ou as manifestações rotineiras faz da cultura uma das marcas mais tipicamente humanas. A natureza e as demais realidades existentes, aquelas que não dependem da ação humana e recebem um sentido, tornam-se mundo, porque recebem uma significação do homem, visto que ele se manifesta como humano. Como consequência disso, tem-se a cultura. A vocação à Vida Religiosa sempre se insere em uma determinada cultura e é interpretada a partir dela. Mudanças culturais provocam mudanças na interpretação da vocação à Vida Religiosa Consagrada.
Assim, em nível provincial, a Província de São Paulo, mergulhada nessa reflexão sobre a cultura e em comunhão com o Governo Geral, apresenta o Tirocínio Missionário sem um lugar específico. Ele pode ser realizado tanto no Brasil, quanto em outros países. Essa experiência é uma oportunidade singular para ampliar os horizontes culturais e linguísticos do missionário redentorista, de modo que ele possa amadurecer ainda mais suas concepções de fé e eclesiais. Enfim, o Tirocínio tem como finalidade fazer experimentar a vida Redentorista na prática por meio da convivência com os confrades, na pastoral do dia a dia e fora do âmbito formativo, inseridos em uma comunidade apostólica missionária ordinária.
Pré-Estágio Vocacional reúne 40 jovens em Aparecida (SP)
Com a presença de 40 jovens, foi o realizado o Pré-Estágio Vocacional no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), entre os dias 01 e 03 de novembro.
Revista destaca a memória da Província Nossa Senhora Aparecida
“Focus Provincialis” traz artigo enriquecedor sobre a chegada dos pioneiros alemães na cidade de Aparecida (SP)
Irmão Bento Hiebl, artista sacro da Congregação Redentorista
Irmão Bento deixou para a Congregação a herança de um missionário consagrado para a arte sacra. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.