Profissão e vocação parecem ser a mesma coisa, mas não é bem assim. Os dois termos se referem ao futuro e podem até apontar para a mesma direção, mas existem diferenças entre eles.
Vocação está relacionado ao "ser" enquanto que profissão ao "fazer". Na Igreja, entende-se que existem diversas vocações, entre elas: leiga, missionária, sacerdotal e religiosa. Na vocação leiga, temos os que se encontram realizados na vida como solteiros e os que buscam o matrimônio. Já na profissão, existe uma infinidade de possibilidades: médico, advogado, jornalista, eletricista, secretária, entre tantas outras profissões e afazeres.
Confira abaixo as diferenças entre profissão e vocação!
Veja como a vocação se apresenta na vida cristã relacionada ao "ser":
navigate_next É um chamado de Deus; para o que Deus me chama nesta vida;
keyboard_arrow_right Constitui-se numa perspectiva cristã e comunitária, afinal, ninguém é chamado para benefício próprio;
keyboard_arrow_right É uma vida feita doação, ou seja, um serviço gratuito em favor dos irmãos;
keyboard_arrow_right Abre-nos o horizonte e faz compreender a nossa missão neste mundo. Sabermos o nosso lugar e aonde queremos chegar.
Agora, veja como a profissão se aplica à vida do homem e da mulher no "fazer":
keyboard_arrow_right É uma escolha pessoal;
keyboard_arrow_right Numa escolha profissional leva-se em conta as perspectivas individuais, sociais e econômicas;
keyboard_arrow_right Uma profissão tem o seu valor de mercado, ou seja, equivale a remuneração que poderá ganhar ao escolher uma carreira;
keyboard_arrow_right Ao escolher uma profissão também surge uma reflexão sobre o que escolher, ou seja, escolher o que gosta ou ter retorno financeiro. Nesse sentido, as habilidades individuais pesam na hora de escolher um caminho.
Compreender sua missão diante do Reino de Deus também ajuda na hora de optar por uma carreira profissional. Afinal, um pai e esposo, ou uma mãe, pode ser também professor(a), engenheiro(a) ou vendedor(a), mas sem deixar de lado os valores cristãos.
Até mesmo como padre ou religioso e religiosa, essas duas palavras podem caminhar juntas.
Muitos padres, irmãs e irmãos consagrados são também enfermeiros, administradores ou comunicadores. Tudo depende da necessidade da Igreja e da Congregação em que se está inserido.
Vocação e profissão são sinônimos de serviço, cada um à sua maneira. A vocação é graça de Deus! Pense nisso!
Para discernir melhor sua vocação, procure a Pastoral Vocacional em sua comunidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.