Vocação é escuta, discernimento, vida doada sem fronteiras. No 55º Dia Mundial de Orações pelas Vocações, em sua mensagem o Papa destaca que a nossa vida e a nossa presença no mundo são frutos de uma vocação divina e que o Senhor continua nos chamando a segui-lo. Neste caminho missionário, a escuta, o discernimento, a vida sem fronteiras são apelos cotidianos de Deus a todos, a todas para fazer o BEM em uma sociedade que clama por Paz, Justiça e Dignidade Humana.
O Seguimento a Jesus é uma resposta de amor missionário, pois, somente quem segue a Jesus no cotidiano da vida revela o rosto de Deus para a humanidade, que sofre tantos conflitos nos tempos atuais. Dois anos de pandemia, dois anos de perdas, consequências dolorosas para os povos e também um tempo de muitas ações solidárias na luta e defesa da vida dos irmãos.
Outros gritos da realidade tocam o coração de todos e o clamor pela Paz é o brado pelo fim da guerra, dos conflitos armados que matam a vida. Deus nos chama e nos envia em missão. Escutar a Deus é uma atitude dinâmica e criativa para seguir os passos de Jesus, aprendendo com Ele o caminho do discipulado e amadurecendo internamente a convicção de servir com amor e alegria aos irmãos.
Este aprendizado de discípulos e missionários inseridos na realidade social e eclesial é um apelo para a vivência das atitudes de Jesus (cf. Mt 9,35-36) que se Fez servo e obediente até a morte de cruz (cf. Fl 2,8). A Igreja está a serviço de todos os seres humanos e os seguidores de Jesus aprendem com Ele a lição de ser pobres para anunciar o Evangelho da Paz.
Deus vem ao encontro de seus filhos e suas filhas, e muitas vezes as inquietações do mundo moderno ocupam a nossa mente e o nosso coração, abafando a voz de Deus. A escuta requer um ouvido pobre, desprendido para escutar o chamado de Deus em cada instante da vida. Neste processo, a escuta se torna uma atitude constante e atenta para viver o discipulado e o seguimento de Jesus.
Assim, o plano divino de Deus na história humana se expressa em três palavras fundamentais da narrativa da salvação:
SILÊNCIO: No silêncio Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança (Gn 1,26-28).
VOZ: Abraão escutou a voz de Deus. Abraão saiu da sua terra e seguiu em missão (Gn 12,1ss).
PALAVRA: Maria escutou a Palavra de Deus (Lc 1 e 2) e “o verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,1-17).
Os vocacionados, as vocacionadas de Deus escutam, discernem a voz de Deus na realidade da vida e, com coragem, respondem SIM para uma vida sem fronteiras, reconhecendo no passado o aprendizado da história, no presente a esperança de que todos tenham vida em plenitude (Jo 10,10), no futuro a confiança para realizar o que Deus disser e entregar-se para uma missão em comunhão na Igreja.
Muitos desafios vocacionais no mundo atual interpelam o coração dos discípulos de Jesus: revelar a identidade cristã no mundo secularizado e marcado pela corrupção, drogas, violência, pobreza, fake news, política injusta e manipuladora, autoritarismo dos poderosos e tantos outros males; cultivar pela vivência dos valores evangélicos e da Eucaristia o testemunho de uma Igreja de Comunhão, anúncio da Boa Notícia em gestos e palavras.
Para responder de coração, mente, pés e mãos a estes desafios, uma só coisa será necessária: “colocar o ouvido” para escutar a voz de Deus e os gritos da realidade, assumindo uma postura fiel à voz escutada e realizando os passos necessários para um SIM generoso a serviço da vida. A partir destas premissas, desejo ressaltar a importância da compreensão do sentido da palavra Missão, como razão de ser e como motor para o agir segundo o coração de Deus.
A finalidade do chamado de Deus aos vocacionados é a Missão. Sendo assim, o caminho da escuta, do discipulado, do discernimento e seguimento para uma vida sem fronteiras só pode ser percorrido pelos que têm fé e se alimentam da Eucaristia: “Estarei convosco todos os dias”.
A Aliança de Deus com todos os seus filhos e filhas é uma aliança eterna. Cabe a nós uma resposta fiel no cotidiano de nossas vidas. Com Deus, tudo podemos para ajudar o mundo a se tornar uma “casa” de todos e para todos.
Irmã Maria Eliane Azevedo da Silva - MSC
Superiora Provincial Irmãs Cabrine
Congregação das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus
São Paulo/SP
PARA REFLETIR:
1. Quais as inquietações sufocam a voz de Deus na realidade em que vivemos?
2. Como podemos responder SIM ao chamado de Deus?
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.