Notícias

Vocação: um chamado especial de Deus ao ser humano

Conheça maneiras de discernir sua vocação a partir da intimidade com Deus

Escrito por Pe. João Paulo de Oliveira Ramos, C.Ss.R.

19 FEV 2023 - 05H15

Shutterstock

Vocação é um chamado de Jesus a cada um de nós, apesar de nossas fraquezas e incoerências, para segui-lo mais de perto e, com isso, sentirmo-nos amados e escolhidos por Deus.

O amor de Deus Pai pelo ser humano não conhece preconceitos nem discriminações, mas sim acolhimento, unidade e fraternidade. Por isso, vocação é um chamado ao ser humano para viver sua humanidade no contato com as outras pessoas, reconhecendo-se como filhos de Deus, como rezamos na oração do Pai Nosso.

Vocação é chamado à felicidade, à santidade, à humanidade, a viver unido com a vontade de Deus em todos os momentos e situações de nossas vidas. Ora, ser vocacionado é não ter medo de ser membro do Corpo místico de Cristo – a Igreja.

A vocação nasce de um profundo diálogo oracional conosco e com Deus, colocando todas as situações por nós vivenciadas nas mãos do Pai por meio de Jesus. Ser vocacionado é ser uma pessoa da inclusão e da fraternidade, é aprender a reconhecer a presença amorosa de Deus no cotidiano da vida, no encontro com as pessoas, é deixar-se evangelizar pelos mais pobres e abandonados do mundo procurando sempre integrá-los na sociedade.

Podemos dizer que ser vocacionado é ter a atitude da viúva do evangelho, que oferece tudo o que tem a Deus na plena confiança de que o Senhor lhe dará as bençãos que necessita.

Leia MaisComo um Redentorista arruma suas malas e parteA presença redentorista na África A disponibilidade total do redentorista brota de uma vida de profunda oração, na escuta atenta da Palavra de Deus e se alimenta da Sagrada Eucaristia.

O redentorista, na liberdade que brota do Evangelho, encontra a felicidade e o sentido de sua vocação quando consegue promover a vida e a dignidade humana daqueles que mais necessitam de um coração aberto, de uma palavra amiga, e de sentir-se amado por Deus apesar de suas fragilidades.

Portanto, ser redentorista é ser um homem da misericórdia, de sentir a dor do outro como sendo a sua dor, é ser um homem da proposta de um mundo mais fraterno e inclusivo, semelhante ao Reino de Deus que nos foi anunciado pela palavra, exemplo e testemunho de Jesus de Nazaré.

Jovem, venha viver a alegria, a liberdade e a beleza do Evangelho sendo um Missionário Redentorista – padre ou irmão –, sendo presença viva do Redentor na vida dos mais pobres e abandonados.

Venha ser um homem do acolhimento e da inclusão. Venha ser a presença alegre e amorosa de Jesus em todos os momentos e situações, em cada encontro, reconhecendo no outro o seu semelhante. Venha ser feliz, venha ser um Missionário Redentorista.

Preencha o formulário vocacional abaixo e envie para nós: 

Formulário Vocacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. João Paulo de Oliveira Ramos, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...