A Bíblia está repleta de chamados vocacionais. Abraão, por exemplo, foi chamado a ser pai de um grande povo. Moisés, recebeu a missão de libertar o povo de Deus do Egito e conduzi-lo à Terra Prometida. Sempre que o povo se desviava da proposta do Senhor, este despertava profetas e os encarregava de chamar as pessoas à conversão, à retomada do bom caminho. Portanto, chegada há plenitude dos tempos, o próprio Deus quis se revelar a nós na pessoa de seu Filho, Jesus (cf. Gl 4,4).
Esta foi uma das principais missões de Jesus: revelar o rosto de Deus. Imitando seu exemplo, nós também somos chamados a revelar o rosto do Pai aos irmãos e irmãs. Para realizarmos com êxito essa missão, necessitamos estar sempre vinculados à pessoa de Jesus, qual ramos unidos à videira (cf. Jo 15,1-8).
Nossa união com Jesus se dá de duas maneiras: pela fraternidade e pela amizade. Pela fraternidade porque, em Cristo, somos filhos adotivos do mesmo Pai (cf. Ef 1,5), o que nos torna todos irmãos; pela amizade porque Jesus quis estabelecer conosco um laço de amor e união, não uma relação entre senhor e servo. Afinal, o servo não sabe o que seu senhor faz (cf. Jo 15,15). Nós, no entanto, não apenas sabemos o que Jesus faz, como também somos convidados a fazer a mesma coisa que Ele. A principal atitude de Jesus foi amar. Por isso, Ele exortou seus seguidores a se amarem uns aos outros e deixou-lhes claro que, ao agirem desse modo, seriam reconhecidos como seus discípulos (cf. Jo 13,35).
O amor é também o principal vínculo que nos mantém unidos a Jesus. Assim como o Pai, o Filho e o Espírito Santo vivem unidos pelo mesmo sentimento, da mesma forma somos chamados a nos vincularmos à Trindade Santa pelo amor. Esse vínculo teve início no dia do nosso batismo, foi confirmado em nossa crisma e é renovado sempre que participamos da celebração eucarística. Em cada missa que celebramos, renovamos o mistério pascal de Cristo, o qual, num ato extremo de amor por nós e de total obediência ao Pai, deu a vida em favor de nossa salvação.
Diante disso, vincular-nos a Cristo é uma resposta de amor àquele que nos amou primeiro. Para São Paulo, esse vínculo deveria ser tão forte, a ponto de já não haver distinção entre o cristão e o próprio Cristo. Por conseguinte, Ele diz de si mesmo: “Já não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (cf. Gl 2,20). A verdade é que o Apóstolo só pode fazer tal declaração porque buscou conformar sua vida à de Jesus. Sua mente, sua vontade e seu coração estavam direcionados em tudo a Cristo. Sabemos, no entanto, que essa não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, Jesus nos enviou seu Espírito, que é o próprio Deus agindo dentro de nós, para nos guiar em nossas ações. Sem a força do Espírito Santo, nada podemos fazer.
Peçamos, pois, ao Senhor que nos conceda a graça de sermos sempre mais conduzidos por seu Espírito de amor. Maria, mulher repleta do Espírito Santo e mãe das vocações, interceda por nós a seu Filho, Jesus, e nos ajude a estreitar, cada vez mais, nosso vínculo de amor com Ele e com nossos irmãos.
Fr. Iorlando Rodrigues Fernandes C.Ss.R
Comunidade Redentorista Santa Cruz
Araraquara/SP
1 - Ainda hoje Deus continua suscitando pessoas para darem continuidade à missão de seu Filho, Jesus. Tenho sido generoso no meu “sim”?
2 - Vincular-nos a Jesus é o segredo para o bom êxito de nossa missão. Como tenho buscado manter esse vínculo de amor com o Mestre?
3 - “O amor é o vínculo da perfeição” (Cl 3,14-15). A exemplo de Jesus, tenho amado o próximo como irmão e amigo?
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.