Inspirados no tema “Moisés, tire as sandálias, esse lugar é sagrado” (Ex 3, 5), a 55ª Semana Vocacional nos convida a caminharmos em busca de uma cultura vocacional. Assim como Moisés, Maria, os profetas, santos e tantos outros que souberam dar o seu SIM a Deus e fazer de sua vida uma verdadeira resposta profética, nós também somos convidados a assumir nosso caminho de cristãos, seguindo o Redentor a passos largos e destemidos.
Na jornada em direção ao coração humano onde clamam vida, paz e esperança, enfrentamos um mundo em conflito, carregado de diferentes ideias e polarizações. No entanto, é justamente nesses momentos de angústia e sofrimento que o chamado divino se faz mais presente. Basta vermos os grandes chamados bíblicos: Deus sempre escolhe e chama aquelas pessoas sensíveis ao mundo ao seu redor. Neste contexto, Deus encoraja homens e mulheres a serem portadores da Boa Nova, que é seu projeto de Salvação para toda a humanidade.
Assim foi com Moisés: Deus o chamou para a missão de libertar o povo da opressão do Faraó. E encorajado pela força divina, Moisés assumiu sua vocação e cumpriu em sua vida a vontade de Deus, que era orientar os israelitas a saírem da escravidão do Egito, caminhando a passos largos e destemidos rumo à Terra Prometida.
Quantos outros chamados souberam também dar o seu “sim” vocacional, deixando tantos planos e sonhos para realizar a vontade de Deus? Muitos continuam sendo chamados por Deus hoje em dia, são pessoas que consagram sua vida e fazem acontecer o Reino de Deus em nosso meio. Como consagrados, caminham a passos largos, semeando esperança, concórdia e solidariedade, a exemplo do próprio Cristo.
É Jesus que nos chama a anunciar, a viver e a pôr em prática os seus ensinamentos. Por isso, precisamos deixar nossos medos e receios de lado e dar nosso “sim” sincero e destemido. Pois é Cristo que nos fortalece e nos acompanha na missão. Porém, é necessário sempre estarmos em sintonia com a sua vontade divina através da oração, da leitura orante da Bíblia e da vivência da fé.
:: Entenda a simbologia expressa no cartaz da 55ª Semana Vocacional
Dentro dessa missão de anunciar o Evangelho, podemos relembrar muitos missionários que se abriram para a ação do Espírito Santo e cumpriram bem a sua incumbência de levar a Boa Nova. Um exemplo é o missionário redentorista, São Clemente Maria Hofbauer, que soube cumprir a sua missão dentro da Congregação do Santíssimo Redentor, sempre destemido e caminhando a passos largos para anunciar a Redenção ao mundo.
Clemente, apesar dos fracassos da caminhada, confiou a sua missão e vocação a Deus. Em sua atuação missionária, levou a Congregação Redentorista para além dos Alpes, fazendo com que ela se expandisse pelo mundo todo. Através da sua ousadia, criatividade e ardor missionário, soube pôr em prática a sua célebre máxima: “é preciso evangelizar de modo sempre novo”.
Portanto, somos convidados a abraçar a nossa vocação e levar a Boa Nova a todas as pessoas. Seguir adiante com passos largos implica em ir ao encontro de Cristo presente nos seres humanos, especialmente nos marginalizados e necessitados. É através da nossa resposta sincera a Deus que podemos contribuir para a Construção do Reino de Deus, que começa aqui no hoje de nossa vida.
Avante, coragem! Caminhemos! Afinal, são os passos largos e determinados que nos conduzem ao Reino que tanto buscamos.
Para refletir:
1. Somos chamados a viver a nossa vocação de filhos de Deus. Como estou vivendo o meu caminho cristão? Será que estou caminhando a passos largos na busca da evangelização?
2. Em minha vida pessoal, sei lidar com meus medos e receios? Como posso superar meus medos diante da missão que é me confiada na comunidade?
3. Na certeza de que caminhamos a passos largos e destemidos, como posso me comprometer com a missão da minha comunidade?
Reflexão elaborada pelo Fr. Lucas Martins, C.Ss.R.
4 lições da Vocação de Moisés para a Vida Religiosa Consagrada
A história vocacional de Moisés traz muitas lições para nós, cristãos. Mas, de maneira especial, também para a vida religiosa.
No último dia, Semana Vocacional celebrou Maria, modelo de missionária
O domingo (18) em que toda a Igreja celebrou a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora marcou também o encerramento da 55ª Semana Vocacional.
Celebração deste sábado nos convida a caminhar a passos largos com Maria
Santa Missa foi presidida pelo Pe. Manuel Novaes Dias, Missionário Redentorista.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.