Toda vocação é um convite de Jesus que brota da ação amorosa de Deus Pai. É graça, pois, agindo em nós, transforma nossa realidade em vista da plena realização do Reino dos Céus, onde a fraternidade e o amor são expressões fundamentais e indispensáveis.
Nossa vocação não é fruto de nossos méritos, de nosso status social, e sim da gratuidade de Jesus Cristo que chama “os que Ele mesmo quis”. Por isso, é necessária uma maior proximidade com o Senhor da Messe, através da oração, da meditação da Palavra de Deus, da participação na vida em comunidade e da atenção aos sinais dos tempos; esses são alguns meios pelos quais Jesus se comunica conosco.
A partir da experiência de proximidade com Jesus Cristo, da abertura dos nossos corações, a Redenção se torna copiosa e abraça toda nossa vida; é a vida nova que se fortalece com a Ressurreição. Assim poderemos crescer e florescer como pessoas, como filhos e filhas amados por Deus.
A experiência que temos com o Senhor é revigorada pelo Espírito Santo, que nos impele a comunicá-la aos outros, possibilitando que todos tenham acesso à redenção abundante. A espiritualidade como encontro com o Senhor é alimentada pela missão, e o testemunho da experiência com Jesus anima e fortalece a comunidade.
Com isso, “chamado e resposta, dom e tarefa formam uma unidade na ação de Deus, não se separam. Na escuta do chamado, pode se dar o milagre da resposta, da acolhida na fé” (Manual para o 3º Ano Vocacional do Brasil, p. 54). Jesus comunica seu projeto de amor através do Espírito Santo que habita em nós, e compreendemos como milagre porque tem a capacidade de transformar nossas vidas, nossa sociedade, nosso mundo e conduzir-nos à verdadeira liberdade.
No entanto, para o milagre acontecer é preciso nossa resposta como compromisso de continuar os gestos e os ensinamentos de Jesus, Redentor da humanidade. Eis-me aqui, Senhor, envia-me! Sejamos, pois, construtores de pontes, promotores da vida e da dignidade humana, defensores da justiça do Reino em favor dos pobres principalmente, e semeadores da boa semente da Palavra de Deus.
Vivamos nossa vocação com alegria e esperança. Que Maria, Mãe das vocações, interceda por nós para que nossa resposta ao chamado de Jesus seja sincera, confiante e disponível. Amém.
Para refletir:
1. Como está nossa proximidade com Jesus e nossa participação na vida comunitária?
2. Quais são os frutos que a redenção abundante de Cristo Ressuscitado tem gerado na minha vida?
3. Qual é a minha resposta e meu compromisso diante da vocação recebida?
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.