Estamos vivenciando o 3º Ano Vocacional na Igreja do Brasil. “Graça e Missão” nos mostra ser um tema pertinente e que deve nos guiar pelos caminhos da fé em oração com Deus e consigo mesmo.
O agir de Deus deve arder em nosso coração para seguirmos a Jesus Redentor, levando-nos ao compromisso de fé que o Senhor espera de nós, ou seja, que cada um possa dar uma resposta concreta, sem alardes, e mantendo os pés a caminho do encontro com o Mestre que nos ama, e, exatamente por isso, chama-nos pelo próprio nome para segui-lo.
“Antes mesmo de nascer quando se tomava forma dentro do seio de sua mãe eu já te conhecia e te consagrei” (Jr 1, 5). Não é assim o relato da vocação de Jeremias nas narrativas bíblicas?
A nossa história não é muito diferente dos contextos vocacionais encontrados na Palavra de Deus. Todos eram chamados pelo nome, pois o Senhor conhece cada um, cada pessoa, cada filho(a). A graça divina sempre vem reviver em nós a história da salvação e, dessa forma, somos levados a nos encontrar na realidade viva e plena do amor de Deus, que nos ama incondicionalmente. Quando Jesus chama os doze apóstolos, não olha a condição física, social ou algum bem; e sim aqueles que Ele deseja ter ao seu lado e faz ressoar o convite pelo nome.
Da mesma forma, ao olhar para o nosso coração, mais que depressa, o Senhor anseia por uma resposta de amor e almeja que respondamos positivamente a este chamado. Assim fez com os doze apóstolos; cativou-os com seu jeito humilde e sereno, fazendo com que a única vontade deles fosse demostrar fidelidade, sem receio de abandonarem suas casas, suas famílias, suas redes e seus barcos às margens do mar da Galileia, para segui-lo na nova jornada que estava por vir, mesmo sem saberem como se daria a mesma.
Sem respostas, a missão não acontece na história. E para que seja fecundo este ardor missionário, Deus sempre nos chama pelo nome, assim como fez com Pedro, Thiago, João, Lucas, Paulo e tantos outros. Agora, Ele repete o mesmo convite para nós, a partir da sua graça, pois vocação é graça, e graça é missão.
Deste modo, seja qual for seu nome, como estes que cito a seguir: Rafael, Filipe, Nelson, Jeferson, Daniel, Rivaldo, dentre outros, saiba que a alegria do chamado está na história que traz consigo no mais íntimo do seu coração. E ainda é na certeza de viver e crescer em comunidade que a graça da vocação acontece e quando, de fato, sentimos o chamado de Deus.
É neste mesmo Deus que refazemos nossos passos e reconstruímos nossa história no agora; não mais de caminhos tortuosos, sem nenhum sentimento de mudança. Hoje o percurso se modifica em caminhos de fé, pois o chamado se dá pelo gesto de abrir-se totalmente para o Senhor, como fazem tantas irmãs e tantos irmãos que abraçam a cruz de Cristo para serem testemunhas do Redentor na missão que lhes foi confiada.
Essa mesma missão o Senhor nos confiará ao darmos o nosso sim com generosidade e disponibilidade, sendo tudo por causa de um grande amor.
Para refletir:
1. Quando o Senhor lhe chamou pelo nome, você se empenhou para dar uma resposta positiva? De que forma?
2. O que mais lhe marca em sua história de vida? Como a sua vocação tem se expressado para sua família, parentes e amigos? Eles encorajam você nesta missão?
3. Os apóstolos não tiveram receio de abandonar suas casas, suas famílias, suas redes e seus barcos para seguiram o Mestre. E você? Tem se esvaziado de si para ser um missionário da graça aonde for preciso ir?
Estágio Vocacional: 8 dias de intensa experiência de vida comunitária
A etapa do Estágio Vocacional será realizada em duas cidades diferentes: Aparecida (SP) e Juiz de Fora (MG), entre os dias 05 e 12 de janeiro.
Jovens professam primeiros votos na Congregação Redentorista
Profissão Religiosa será realizada na Igreja Santa Teresinha, em Tietê (SP), e contará com transmissão pelo YouTube dos Missionários Redentoristas. Saiba mais!
Orar com o Redentor: as virtudes da Vocação Redentorista
Conheça o subsídio “Orar com o Redentor”, um roteiro celebrativo mensal preparado pela Ir. Maria Rita da Silva, MAD, para celebrar as virtudes da vocação redentorista.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.