Estamos vivenciando o 3º Ano Vocacional na Igreja do Brasil. “Graça e Missão” nos mostra ser um tema pertinente e que deve nos guiar pelos caminhos da fé em oração com Deus e consigo mesmo.
O agir de Deus deve arder em nosso coração para seguirmos a Jesus Redentor, levando-nos ao compromisso de fé que o Senhor espera de nós, ou seja, que cada um possa dar uma resposta concreta, sem alardes, e mantendo os pés a caminho do encontro com o Mestre que nos ama, e, exatamente por isso, chama-nos pelo próprio nome para segui-lo.
“Antes mesmo de nascer quando se tomava forma dentro do seio de sua mãe eu já te conhecia e te consagrei” (Jr 1, 5). Não é assim o relato da vocação de Jeremias nas narrativas bíblicas?
A nossa história não é muito diferente dos contextos vocacionais encontrados na Palavra de Deus. Todos eram chamados pelo nome, pois o Senhor conhece cada um, cada pessoa, cada filho(a). A graça divina sempre vem reviver em nós a história da salvação e, dessa forma, somos levados a nos encontrar na realidade viva e plena do amor de Deus, que nos ama incondicionalmente. Quando Jesus chama os doze apóstolos, não olha a condição física, social ou algum bem; e sim aqueles que Ele deseja ter ao seu lado e faz ressoar o convite pelo nome.
Da mesma forma, ao olhar para o nosso coração, mais que depressa, o Senhor anseia por uma resposta de amor e almeja que respondamos positivamente a este chamado. Assim fez com os doze apóstolos; cativou-os com seu jeito humilde e sereno, fazendo com que a única vontade deles fosse demostrar fidelidade, sem receio de abandonarem suas casas, suas famílias, suas redes e seus barcos às margens do mar da Galileia, para segui-lo na nova jornada que estava por vir, mesmo sem saberem como se daria a mesma.
Sem respostas, a missão não acontece na história. E para que seja fecundo este ardor missionário, Deus sempre nos chama pelo nome, assim como fez com Pedro, Thiago, João, Lucas, Paulo e tantos outros. Agora, Ele repete o mesmo convite para nós, a partir da sua graça, pois vocação é graça, e graça é missão.
Deste modo, seja qual for seu nome, como estes que cito a seguir: Rafael, Filipe, Nelson, Jeferson, Daniel, Rivaldo, dentre outros, saiba que a alegria do chamado está na história que traz consigo no mais íntimo do seu coração. E ainda é na certeza de viver e crescer em comunidade que a graça da vocação acontece e quando, de fato, sentimos o chamado de Deus.
É neste mesmo Deus que refazemos nossos passos e reconstruímos nossa história no agora; não mais de caminhos tortuosos, sem nenhum sentimento de mudança. Hoje o percurso se modifica em caminhos de fé, pois o chamado se dá pelo gesto de abrir-se totalmente para o Senhor, como fazem tantas irmãs e tantos irmãos que abraçam a cruz de Cristo para serem testemunhas do Redentor na missão que lhes foi confiada.
Essa mesma missão o Senhor nos confiará ao darmos o nosso sim com generosidade e disponibilidade, sendo tudo por causa de um grande amor.
Para refletir:
1. Quando o Senhor lhe chamou pelo nome, você se empenhou para dar uma resposta positiva? De que forma?
2. O que mais lhe marca em sua história de vida? Como a sua vocação tem se expressado para sua família, parentes e amigos? Eles encorajam você nesta missão?
3. Os apóstolos não tiveram receio de abandonar suas casas, suas famílias, suas redes e seus barcos para seguiram o Mestre. E você? Tem se esvaziado de si para ser um missionário da graça aonde for preciso ir?
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.