No mês de agosto, a Igreja no Brasil nos convida a refletirmos sobre vocação. Deus nos chama e, ao escutar sua voz, devemos corresponder ao seu chamado. Deste modo, somos convidados ao apostolado e enviados para anunciar o Ressuscitado. Podemos ver isso quando Cristo chamou os doze homens para seguir (cf. Mc 3,13). Fez deles os apóstolos e os enviou em missão para serem sinais de seu Reino.
Nós, batizados, somos convidados a participar desse apostolado através da vivência de nosso batismo: “Se alguém não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus” (cf. Jo 3,5). Ao deixarmo-nos impulsionar pelo amor de Deus, uma inquietação ressoa em nosso coração: o dever de anunciar seu mistério redentor. Olhemos para Saulo, que, logo depois de se encontrar com o Senhor e se tornar Paulo, em sinal de sua conversão, “começou a proclamar, nas sinagogas, que Jesus é o Filho de Deus” (cf. At 9,20).
Todos nós devemos ser como o próprio Cristo, vivendo a santidade. A vivência de nossa santidade pessoal exige que não nos fechemos em nosso próprio ego, mas que coloquemos as mãos no arado, juntos como irmãos: “Ninguém que ponha a mão no arado e olhe para trás é apto para o Reino de Deus” (cf. Lc 9,62). Jesus nos exorta que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Isso nos mostra que viver o apostolado do Redentor não implica em caminhar sozinho; desse modo, posso contar com a ajuda de meu irmão, dando continuidade ao reinado de Cristo.
Jesus foi enviado ao mundo para ser presença divina em nosso meio e reconciliar a humanidade: “Ora, tudo vem de Deus, que por Cristo, nos reconciliou” (cf. 2 Cor 5,18). Mas Ele quis contar com a ajuda humana, convidando doze homens para serem também anunciadores da Boa Notícia. Não buscou pessoas santas com inúmeras qualidades, mas mostrou a elas o caminho da santidade e as tornou “pescadores de homens” (cf. Mt 4,19).
Vejamos Mateus, que era cobrador de impostos, mas que ao ouvir a voz do Filho de Deus, se levantou e se colocou a caminho. Portanto, não é preciso ter medo de encarar o nosso compromisso como apóstolos. Quem nos orienta é Deus! Ele nos amou e nos escolheu antes mesmo da formação do mundo: “Nele, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e íntegros diante dele, no amor” (cf. Ef 1,4).
Deste modo, podemos concluir: caminhar com Cristo Jesus é renunciar a si mesmo, tomar nossa cruz do dia a dia e segui-lo (cf. Lc 9,23). Dentro de nossa realidade, somos chamados a viver nosso apostolado. Jesus diz: “Quem perde sua vida por causa de mim, este a salvará” (cf. Lc 9,24). Nessa certeza, sejamos sinais vivos de Cristo, vivamos com autenticidade nossa fé.
Assim, poderemos repetir as palavras do apóstolo Paulo: “Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim” (cf. Gl 2,20). O apóstolo viveu sua fé de maneira tão radical, que toda sua vida esteve direcionada aos desígnios de Deus. Por isso, sejamos corajosos! Não nos apavoremos nem deixemos que o desânimo venha nos colocar paralisados, pois o Senhor, nosso Deus, estará conosco onde andarmos (cf. Js 1,9).
Peçamos à Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, que nos ensine a vivermos como verdadeiros anunciadores do Evangelho de seu Filho Jesus Cristo, dando nosso testemunho de fé na vivência de nosso apostolado. Pois, “nos passos de teu Filho, toda Igreja também vai seguindo teu chamado de ser santa, qual Jesus. Apóstolos e mártires se deram sem medir. Apóstolos me chamas: Vê, Senhor, estou aqui” (Letra e música: Frei Luiz Carlos Susin).
Para refletir:
1. Deus usa de diversas maneiras para nos chamar. Estou atento ao seu apelo?
2. Deus nos chama e nos envia. Somos capazes de deixar que o amor redentor nos incomode a ponto de corresponder a esse amor?
3. “Toma sua cruz e siga-me”. Tenho buscado ser apóstolo no meu cotidiano?
Referência bibliográfica:
Bíblia Sagrada. 4ª. Ed. Tradução oficial da CNBB. Brasília, 2020.
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.