A vocação é um chamado que vem de Deus, de forma particular, para cada indivíduo. É um convite que transforma o nosso ser. Nesse sentido, é preciso escutar a voz de Deus que nos chama, pois Ele tem uma missão e um propósito para cada um de nós. Ele nos chama para cumprir esses propósitos por meio do serviço.
No livro do Êxodo, Deus chama Moisés para conduzir o povo de Israel para fora da escravidão do Egito: “Vendo o Senhor que Moisés se aproximava para observar, Deus o chamou do meio da sarça: ‘Moisés! Moisés!’ Ele respondeu: ‘Aqui estou!’ (3,4). Essa iniciativa de Moisés mostra a disposição para o serviço; mesmo com todas as suas dúvidas e medos, ele obedece ao chamado de Deus e se torna um dos maiores líderes da história do povo de Israel.
Outra história inspiradora é a de Samuel. Ele era apenas um jovem que servia ao Senhor sob os olhos de Eli, quando foi chamado por Deus, ao qual respondeu: “Eis-me aqui!” Samuel não conhecia o Senhor, pois a palavra do Senhor ainda não lhe tinha sido manifestada. Mesmo não compreendendo que Deus lhe chamava, Samuel o atendeu e se tornou um grande exemplo de fé e coragem.
Atender ao chamado de Deus é importante porque nos permite cumprir o nosso propósito e viver uma vida com significado. No entanto, vale ressaltar que atender a esse chamado não é fácil, mas também não significa que devemos sacrificar a nossa própria felicidade. Deus nos chama para uma vida abundante, e isso incluem nossa própria felicidade e realização pessoal.
O discernimento faz parte da nossa caminhada para corresponder ao chamado de Deus. É comum que as pessoas sintam medo, dúvida e incerteza ao buscarem seu caminho. O processo de discernimento vocacional é um caminho, e não um destino. É preciso ter paciência, humildade e confiança no processo.
Um outro passo no discernimento da vocação é a escuta da voz interior. Muitas vezes, a nossa intuição e as nossas emoções podem nos guiar para o nosso propósito de vida. É de suma importância estar atento aos sinais que aparecem em nosso corpo e em nossa mente. Para isso, é preciso estar sempre aberto para as diversas oportunidades que a vida nos dá, conhecendo novos caminhos para bem melhor discernir a vocação.
Neste assunto sobre vocação vale citar uma frase do Papa Francisco que diz: “As vocações nascem da oração e na oração. E na oração podem perseverar e dar fruto”. Deste modo, pode-se perceber que a oração é um meio importante para descobrir a nossa vocação e dar abertura para escutar o que o Senhor tem a nos dizer, além de nos conceder a força e perseverança.
Portanto, a vocação pode ser vista como uma "voz, chamado", que guia e orienta a pessoa em direção ao seu propósito de vida. Mesmo para aqueles que ainda não descobriram sua vocação, é possível encontrá-la ao estarem abertos às experiências e aos sinais que a vida oferece, além de viverem uma vida de oração e estarem sempre em busca de novos desafios e oportunidades de aprendizado.
Para refletir:
1. Como uma pessoa pode descobrir sua vocação?
2. Como podemos escutar a voz de Deus entre tantas vozes que ouvimos da sociedade em que vivemos?
3. Como estamos respondendo ao chamado de Deus?
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.