Busque por:
A tradição das igrejas orientais e etíopes veneram Santa Cláudia Prócula como santa.
São poucos os relatos históricos referidos a ela e não conhecemos detalhes sobre sua vida, com frequência é identificada como esposa de Pôncio Pilatos, que segundo os evangelistas, era procurador da Judeia e representante do Império Romano durante a vida pública de Jesus.
Pôncio Pilatos é um personagem central na paixão de Jesus. Primeiramente considera que Jesus é inocente mas, cedendo à pressão do povo, se acovardou e o entregou à morte na cruz.
Será o Evangelho de São Mateus que nos contará que sua esposa lhe pediu não fazer nada contra Jesus porque ela tivera um sonho relacionado a condenação daquele homem. A mensagem que Claudia transmite a Pilatos é: “Não te envolvas no caso desse justo, porque muito sofri, hoje, em sonhos, por causa dele.” (Mateus 17,19)
Esta experiência vivida por Cláudia nos permite pensar que ela pode contemplar a inocência de Jesus e viver uma autêntica experiência de temor a Deus, dom do Espírito Santo que nos faz reconhecer o erro e querer se afastar dele por reverência à grandeza de Deus e seu amor.
Colaboração: Yara Fonseca
Reflexão:
Muitas vezes temos intuições no coração que nos indicam o que é certo ou errado. Estas experiências podem ser a voz da consciência que fala no profundo do nosso entendimento, para orientar-nos a verdade. O ruído e o medo do que dirão os outros podem sufocar essas vozes, mas é importante que sempre peçamos a Deus o dom de uma consciência capaz de reconhecer onde está o caminho que mais lhe agrada para nossas vidas.
Oração:
Santa Cláudia Prócula, fazei que possamos escutar a voz de Deus que fala nas nossas consciências. Intercedei por nós para que tenhamos a coragem de seguir a luz que vem do alto e sempre defender a verdade, ainda que seja à custa de sacrifícios e incompreensões. Amém.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: