‘Acolher bem também é evangelizar’
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, localiza-se no Vale do Paraíba, no eixo Rio – São Paulo, e entre as duas cidades mais importantes do País, São Paulo e Rio de Janeiro. Por esse vale corre um rio de nome Paraíba, palco do aparecimento da devoção que une todo o Brasil.
::Você conhece o arquiteto que projetou o maior Santuário Mariano do Mundo?
A pedra fundamental da Basílica Nova foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955.
A primeira missa no local aconteceu no dia 11 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros se deu em 21 de junho de 1959.
As atividades religiosas no Santuário, em definitivo, passaram a ser realizadas a partir do dia 03 de outubro de 1982.
Nessa data aconteceu a transladação da Imagem Milagrosa da Basílica Histórica, também conhecida como Basílica Velha, para a Basílica Nova.
Em 1980, a altar da Basílica Nova, maior Santuário mariano do mundo, foi consagrado pelo Papa João Paulo II, que lhe outorgou o título de Basílica Menor.
Em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil — CNBB — declarou, oficialmente, a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional.
Hoje, o Santuário é um grande centro evangelizador, confiado ao zelo apostólico dos Missionários Redentoristas desde 1894.
Eles são os responsáveis pela pastoral e pela administração, no atendimento aos romeiros e peregrinos que chegam de todas as partes do País e do exterior.
Três Papas visitaram o Santuário Nacional:
João Paulo II, no ano de 1980; Bento XVI, quando abriu a V Conferência Episcopal Latino-americana e do Caribe em maio de 2007; e Francisco, em 2013, por ocasião das atividades da Jornada Mundial da Juventude, realizada naquele ano no Rio de Janeiro.
Durante o mês de outubro, particularmente no dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, pessoas de todos os recantos do Brasil visitam o Santuário Nacional.
Este é o momento em que os olhos do mundo se voltam para acompanhar os festejos e a grande manifestação de fé do povo brasileiro.
O Santuário Nacional acolhe milhões de visitantes, anualmente. Com o lema ‘Acolher bem também é evangelizar’, trabalham no Santuário os missionários redentoristas, várias congregações religiosas femininas, centenas de voluntários e um grande número de funcionários que se dedicam a receber com qualidade os romeiros.
Além de toda a sua estrutura de acolhimento, acessibilidade e investimentos em comunicação, o Santuário Nacional atua na área da ação social.
O número de beneficiados pelas parcerias e projetos atinge milhares de pessoas, entre crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Santuário Nacional