A partir da intensa devoção do povo brasileiro pela Virgem que apareceu nas águas do Rio Paraíba, há mais de 300 anos, milhões de devotos em todas as épocas do ano, e ainda mais no mês de Outubro, vêm até Aparecida (SP) para rezar em seu Santuário, um dos maiores templos católicos do mundo.

Confira agora, em uma linha do tempo, como Nossa Senhora Aparecida foi celebrada nestes mais de três séculos desta história de amor e fé.

CDM - Santuário Nacional

1745

Nesse ano, algumas décadas depois da aparição de 1717, é que se têm os primeiros registros dos festejos à Mãe Aparecida. E eram realizados em duas datas: na Anunciação, em 25 de março, e na Imaculada Conceição de Maria, em 8 de dezembro.

1878

A Festa foi realizada no mês de maio e encerrada no dia 31 do mesmo mês, com a Coroação de Nossa Senhora.

1894

Com o pedido de Dom Joaquim Arcoverde, o Papa Leão XIII incluiu a Mãe Aparecida no calendário da Diocese de São Paulo, transferindo a festa para o quinto domingo depois da Páscoa. Foi a primeira festa com o Santuário cuidado pelos Missionários Redentoristas, que até hoje administram e zelam pela Casa da Mãe.

CDM Santuário Nacional

1904

O Papa Leão XIII instituiu mais uma alteração, e a festa da Virgem Aparecida começou a ser celebrada no primeiro domingo de maio. Este ano foi especial porque, em 8 de setembro, Nossa Senhora Aparecida recebeu da Princesa Isabel uma coroa de ouro. 

Acervo: Jornal Santuário

1915

O primeiro Livro do Tombo da ainda 'Paróquia de Nossa Senhora Aparecida' registrou que a data das celebrações teve que ser fixada para 11 de maio.

CDM do Santuário de Aparecida

1967

Por causa do Jubileu de 250 anos do encontro da imagem, foram realizadas mais celebrações, assim como é hoje em dia, uma novena preparatória do dia 6 até o dia 15 de outubro, ainda com a Missa Festiva, repique de sinos, queima de fogos e procissão luminosa, saindo do Novo Santuário.

1975

250 mil pessoas estiveram no Santuário Nacional, e a Polícia Rodoviária Federal desviou o trânsito para as cidades de Guaratinguetá e Lorena.

Arquivo CDM Santuário Nacional

1978

A primeira vez em que a Novena e Festa foi realizada totalmente no Novo Santuário, já concluído.

CDM Santuário Nacional

1980

A festa ganha mais importância para o país. Pela visita do Papa João Paulo II, o então Presidente da República, General João Batista Figueiredo, promulgou a Lei n. 6.802, de 30 de junho de 1980, “declarando feriado federal o dia 12 de outubro para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida”.

2014

Teve início o Tríduo de Festas (2014, 2015 e 2016) em preparação ao grande Jubileu dos 300 anos do encontro da Virgem das Águas.

Thiago Leon

2017

Na inesquecível festa dos três séculos de Nossa Senhora Aparecida aconteceu uma vasta programação, com 12 dias de celebrações, foram quatro procissões, inclusive uma fluvial pelas águas do Paraíba. O Papa Francisco presenteou o Santuário Nacional com uma rosa de ouro, repetindo o ato realizado por Paulo VI e Bento XVI.

Ivan Simas

2020

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as celebrações da Novena e Festa da Padroeira do Brasil tiveram que ser adaptadas nestes anos. Em 2020, foi realizada de forma virtual e transmitida pela Rede Aparecida de Comunicação.

Thiago Leon

2021

Em 2021, as celebrações foram multiplicadas e realizadas em diversas áreas do Santuário e aconteceram com capacidade reduzida, acesso controlado e triagem com verificação de temperatura e higienização das mãos, mas as atividades com muitas aglomerações ainda estavam canceladas.

Thiago Leon

2022

Com o tema "Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária", os devotos de Maria retornaram à Casa da Mãe, com a programação completa das Missas, momentos oracionais e eventos, desde a tradicional alvorada e as procissões e todos os espaços de contemplação e visita voltaram a estar disponíveis para os fiéis.

Thiago Leon/SN

2023

A partir do tema "Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão" e do convite do reitor do Santuário, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R. feito em várias celebrações, os devotos voltaram a lotar a Casa da Mãe durante a Novena e Festa da Padroeira 2023, por um ou mais dias, de forma presencial após o difícil período da pandemia.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Santuário, 334.560 pessoas visitaram a Casa da Mãe entre os dias 3 a 12 de outubro, das mais diversas partes do Brasil e de outros países para celebrar a Rainha e Padroeira. Somente no dia 12, foram contabilizados 112.208 devotos. 

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.