Neste primeiro encontro, estudaremos a continuidade da primeira cena do livro do Êxodo, ou seja, Ex 1,15-22, que narra a segunda medida de opressão aos israelitas: o mandato do Faraó para matar os recém-nascidos hebreus do sexo masculino.
Trata-se da narrativa que está antes do nascimento de Moisés, o tema do nosso mês de fevereiro. Estudaremos Ex 1,15-22, pois esta passagem consiste num dos textos mais interessantes dentro da narrativa inicial.
Nosso estudo será dividido em duas partes. Uma neste encontro e a outra no encontro da semana que vem.
OraçãoFaça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã.
Ex 1,15-16 e destaque o que mais te chamou a atenção.
Como é a estrutura literária na qual Ex 1,15-22 se encaixa?
Ex 1,15-22 está situado numa estrutura literária cuja intenção consiste na apresentação de como era a situação na qual os hebreus se encontravam no Egito e o início do plano salvífico de Deus com o nascimento de Moisés. Observe como os capítulos e versículos estão organizados:
A.1) 1,1–7: Filhos de Israel e o seu crescimento.
B.1) 1,8-11: Política de opressão do faraó.
A.2) 1,12: Filhos de Israel e o seu crescimento.
B.2) 1,13–22: Política de opressão do faraó.
A.3) 2,1–10: Filhos de Israel e o nascimento de Moisés.
Os versículos que estudamos neste encontro de fevereiro estão presentes na parte B.2 e, portanto, tratam da continuidade das políticas de opressão do Faraó. A primeira prática foi escravizar (cf. Ex 1,8-10); a segunda, ordenar a matança dos meninos israelitas (cf. Ex 1,15-22).
Por que o autor do livro do Êxodo citou o nome das parteiras antes do conteúdo da fala do Faraó?
Após a exposição mais detalhada do processo do cativeiro (vv.13-14), o narrador apresenta o início da ordem do rei egípcio (v.15). Aqui, existe um fato interessante: o escritor, antes de colocar o que realmente o Faraó disse, menciona as parteiras dos hebreus, Sefra e Fua. O conteúdo da fala do opressor será exposto apenas no v.16. O que isso pode significar? Que o foco da narrativa é na esperança; não na dificuldade!
Aqui a Escritura mostra que, embora precisemos ter olhos abertos e visão crítica para entendermos as nossas lutas, o nosso foco deve ser sempre na esperança; na solução!
Por que o Faraó atacou os meninos e não as meninas?
O v.16 expõe a ordem do rei do Egito às parteiras: matar os meninos hebreus. Porque o faraó atacou os do sexo masculino? Porque, no antigo Oriente Próximo, os homens geralmente tinham mais de uma esposa e, por isso, podiam se reproduzir com muitas mulheres, aumentando o número de israelitas, mais rapidamente.
Além disso, como os homens podem servir como soldados, os egípcios temiam que os israelitas se tornassem uma potência militar rival (cf. Ex 1,9).
Como o termo "filho" é utilizado no livro do Êxodo?
Existe outro elemento interessante. A utilização do termo "filho" ("ben", em hebraico), que aparece por duas vezes nessa passagem (vv.16.22). Além disso, esta palavra ocorre também em Ex 1,1, quando faz menção aos nomes dos "filhos" de Jacó. Algumas Bíblias em português traduziram o v.16, substituindo "filho" por "menino". Qual é a relevância dessa informação?
O fato de que o livro do Êxodo tem "filho" como um dos termos mais importantes. Por exemplo, quando Deus instruiu Moisés sobre o que ele diria ao Faraó, o Senhor se refere a Israel como seu “filho" primogênito (cf. Ex 4,22) e adverte que a recusa em ouvir levará à morte do "filho" primogênito do Egito (cf. Ex 4,23), o que ocorrerá na décima praga (cf. Ex 12,29-30).
Assim, como um pai, Deus cuida de seu povo e nunca o deixará perecer nas situações de dificuldade.
Para dar continuidade ao nosso estudo, iniciado na semana passada, faremos o aprofundamento nos versículos restantes, ou seja, Ex 1,17-22.
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã.
Releia Ex 1,15-22 e destaque o que mais te chamou a atenção.
O que motivou a ação das parteiras de desobedecer ao rei do Egito?
O v.17 informa o leitor que as parteiras desobedeceram ao Faraó e expõe qual foi a motivação para esta atitude: o temor a Deus. O texto ensina que da lealdade ao Senhor derivou um senso de retidão moral em vista da defesa da vida.
Que lição a Bíblia transmite sobre Deus, ao mostrar que Ele escolheu duas personagens que de algum modo podem representar fraqueza?
Outro dado importante diz respeito ao fato de que este versículo consiste na primeira vez que Deus é mencionado diretamente, em Êxodo. Trata-se, neste sentido, do primeiro e sutil contra-ataque ao faraó que se dará por meio de agentes aparentemente fracas, duas mulheres, possivelmente de mais idade.
Com isso, uma lição fundamental é transmitida: aqui, como em toda a Bíblia, a vitória não depende de números e força, mas apenas no alinhamento com a vontade de Deus.
As parteiras usaram a mentira?
Diante da desobediência, no v.18, o faraó interrogou as parteiras em relação à desobediência de sua ordem. O poder opressor não se cansa. Ele é obstinado em atentar contra a vida.
A resposta das parteiras é apresentada no v.19. Elas enganaram o Faraó? Elas mentiram? A mentira pode ser utilizada?
Não é possível afirmar que a resposta delas seja totalmente falsa; nem está claro se isso é tudo o que as mulheres disseram. O que está em jogo aqui é o fato de que o narrador elogiou as mulheres por se recusarem a obedecer ao esquema assassino do Faraó.
Alguns estudiosos da Bíblia argumentam que, com um plano tão maligno, o faraó perdeu qualquer direito de esperar obediência (ou completa veracidade) de seus súditos.
O livro do Êxodo, no entanto, relata esses eventos sem dar qualquer avaliação moral, seu principal objetivo é ajudar seus leitores a se alegrarem com o fato de que Deus preservou maravilhosamente seu povo da opressão Faraó.
O v.20 mostra que a resistência das parteiras ao sistema de morte egípcio fez com que o povo se multiplicasse ainda mais. O temor que elas tiveram a Deus foi recompensado (v.21).
Qual é a esperança que a Bíblia quer nos ensinar neste encontro?
No final desse trecho bíblico, entretanto, o autor mostra que o rei do Egito continuou a perseguição, ao estender a ordem da matança para todas as pessoas que vivem no Egito sob sua autoridade. Ele manda que todos os bebês hebreus do sexo masculino sejam jogados no Nilo no nascimento.
Mesmo diante da intensificação dessa ordem assassina, Deus ainda acha meios de salvar o seu povo. Nos versículos posteriores, Ex 2,1-10, dá-se início às narrativas sobre o grande líder da libertação, Moisés.
A morte nunca vencerá a vida!
Um dos elementos mais importantes, estudados na narrativa das parteiras hebreias de Ex 1,15-22, consiste no tema do temor a Deus. Assim, no encontro dessa semana, faremos um aprofundamento neste assunto.
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã.
Leia Salmo 128 (127) e destaque o que mais te chamou a atenção.
Onde está mais presente o tópico do temor ao Senhor na Bíblia?
O ato de temer ao Senhor é muito discutido em todo o Antigo Testamento, sobretudo na literatura da sapiencial, formada basicamente pelos livros de Jó, Salmos, Provérbios, Cântico dos Cânticos, Eclesiastes, Eclesiástico e Sabedoria.
Embora a linguagem sapiencial esteja muito presente neste conjunto de livros, ela aparece em outros escritos da Bíblia, inclusive em partes do Novo Testamento.
O que é a literatura sapiencial?
O termo sapiencial vem do latim "sapientia" e significa "sabedoria". Ele designa um modo de pensar e escrever. Na linguagem dos estudos bíblicos, essa expressão consiste num gênero literário antigo, caracterizado por uma ênfase em ensinar ao público as coisas necessárias para alcançar a virtude e obter o favor divino.
Quais são as três formas como o temor a Deus aparece no Antigo Testamento?
O tópico do “temor do Senhor” ocorre de três maneiras distintas no Antigo Testamento:
• Como o ato de crer, de ter fé em Deus. Nesse sentido, “temor do Senhor” é um componente essencial da teologia de Israel.
• Como uma descrição da piedade pessoal - o ato de obedecer a Deus. Em Dt 5,29, Deus declara a Moisés Seu desejo de que o povo O temesse o suficiente para obedecerem aos Seus mandamentos. O “temor” pode ser expresso como obediência (positiva) causada pela reverência ao Senhor e / ou obediência (negativa) causada pela ameaça de punição divina.
• Como uma identificação de uma pessoa religiosa, ou seja, um adorador do Senhor. José se identifica como um temente a Deus quando se reúne com seus irmãos (cf. Gn 42,18). Jonas também se identifica como um temente a Deus quando é questionado pelos marinheiros (cf. Jn 1,9; compare Pv 25,14; 33,18; 34,9).
O temor a Deus aparece no Novo Testamento? Como?
O Novo Testamento também contém várias referências ao “temor do Senhor”. Por exemplo, At 9,31 relata que, após a conversão de Saulo, toda a igreja na Judéia, Galiléia e Samaria estava em paz e “andando no temor do Senhor e no conforto do Espírito Santo”.
Os escritos do Novo Testamento também mencionam um grupo de pessoas conhecidas como os que temem a Deus. Um exemplo foi Cornélio, o centurião (At 10,2).
No tempo do Novo Testamento, expressão “tementes a Deus” se referia também aos gentios que adoravam o Deus de Israel e aderiam às leis judaicas.
O que é o temor a Deus?
No Antigo Testamento consiste na designação da verdadeira piedade, de uma vida em Deus (Pv 1,7; Jó 28,28; Sl 19,9). É possível dizer que é um respeito conjugado com o amor e a esperança. Portanto, não é um pavor de escravo, mas reverência filial. (Dt 32, 6; Os 11,1; Is 1,2; 63,16; 64,8).
De acordo com o Novo Testamento, o temor é compreendido como um preventivo para não haver descuido na religião e como um incentivo à penitência (M t 10,28; 2 Co r 5,11; 7,1; Fl 2,12; Ef 5,21; Hb 12,28.29).
Nos dois primeiros encontros deste mês, apareceram as parteiras hebreias. Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que significa a palavra "hebreu" e quem são as pessoas que são designadas por este termo.
A palavra "hebreu" aparece diversas vezes na Bíblia. Neste encontro, faremos aprofundamento e entenderemos a que este termo se refere e qual é o seu significado.
OraçãoFaça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã.
Leia Gn 12,1-9 e destaque o que mais te chamou a atenção.
De onde vem a palavra "hebreu"?
A etimologia (estudo da origem de uma palavra) do termo "hebreu" ainda não está totalmente clara para a comunidade científica que investiga a Bíblia.
A palavra "hebreu" pode ter derivado de um verbo hebraico cujo significado é "passar" e "cruzar". Diante disso, alguns especialistas relacionam este significado ao personagem Abraão, o hebreu, já que ele veio do outro lado do rio Eufrates e neste sentido ele o teria "cruzado" ou "passado" (cf. Js 24, 2).
Por outro lado, outros afirmam que é possível que esse termo tenha derivado da expressão acádia "habiru" ou "hapiru" que fazia menção a um elemento populacional de foragidos ou refugiados.
Enfim, a discussão entre os estudiosos ainda continua, pois a verdadeira etimologia da palavra é incerta.
À quem se aplica o termo "hebreu"?
Num primeiro momento, na Bíblia, esse termo designa a linhagem ancestral da nação israelita, os "filhos de Israel".
Ademais, segundo alguns estudiosos, "hebreu" também pode indicar uma classe social etnicamente diversa composta por povos dissidentes e marginalizados que viviam à margem da sociedade da Idade do Bronze. Este modo de utilização pode ser constatado em 1Sm 14,21.
Onde o termo "hebreu" aparece na Bíblia?
O uso dessa expressão está mais presente em certas partes do Antigo Testamento:
• o patriarca Abraão (cf. Gn 14,13) e os filhos de Jacó (cf. Gn 39,14; 43,32) são chamados de hebreus;
• a terra de onde José saiu, ao ser vendido por seus irmãos, é conhecida como a "terra dos hebreus" (cf. Gn 40,15);
• o ciclo de José utiliza o termo "hebreu" por três vezes (cf. Gn 39,14-43,32);
• a narrativa do Êxodo utiliza por 13 vezes o termo "hebreu" (Ex 1,15-10,3)
• o Código da Aliança, em E x 21,2-11, que regula o serviço dos "hebreus" que haviam sido escravizados; os textos que tem certa relação com essa lei também utilizam o termo (Dt 15,12; Jr 34,8-20).
• as narrativas do primeiro livro de Samuel utilizam por oito vezes o termo "hebreu" (cf. 1Sm 4,6-29,3)
• o profeta Jonas descreve a si mesmo como um hebreu que fugiu de seu país (cf. Jn 1,9).
O termo "hebreu" aparece no Novo Testamento?
No Novo Testamento, "hebreu" refere-se a um judeu de língua aramaica, distinto de um judeu de língua grega (At 6,1; 2Cor 11,22; Fl 3, 5).
O termo, no Novo Testamento, se refere muitas vezes a uma língua, o hebraico ou hebreu, a língua dos judeus (Jo 5, 2; 19,13.17.20; 20,16; At 21,40; 22,2; 26,14; Ap 9,11; 16,16).
É provável, contudo, que as muitas referências ao "hebraico/hebreu" no Novo Testamento se refiram ao que os estudiosos modernos chamariam de aramaico, em vez de hebraico.
O livro dos Hebreus tem alguma relação com tudo isso?
Em primeiro lugar, você deve ter percebido que eu não falei da "Carta aos Hebreus". Por quê? Porque, hoje em dia, já é consenso entre os estudiosos que este escrito não tem a forma de uma carta, tratando-se, portanto, de um livro. Mais especificamente o seu gênero literário se aproxima de uma homilia.
Assim, o livro recebe este nome, possivelmente, porque ele teria sido escrito para alguns cristãos primitivos que ainda estavam muito ligados à comunidade judaica. Embora isso seja defendido por alguns pesquisadores, a origem deste nome para o texto ainda é incerta.
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