Nessa semana, estudaremos as leis na Bíblia. Esse é um tema crucial para a compreensão do plano de Deus revelado na história e registrado nas Escrituras. Afinal, todo nosso livro sagrado, basicamente, trata dessa questão.
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã. Leia Ex 34,10-11 e reflita sobre o que significa a afirmação de que Deus se fez conhecer.
O que é a lei para a Bíblia?
Um conceito difundido nos textos bíblicos. Na maioria das vezes, a lei não era um tópico de reflexão abstrata ou filosófica, mas era a manifestação concreta da vontade de Deus divulgada ao seu povo.
O que o termo lei significa?
O hebraico Torá é o termo "lei" mais comumente traduzido no Antigo Testamento. Significa também, basicamente, "ensino" ou "instrução" (cf. Pv 1,8). Com o tempo, também passou a significar precedentes legais estabelecidos - julgamentos ou decisões que foram respeitados por sacerdotes posteriores no período do pós-exílio da Babilônia., em torno de 400 a.C. Quando receberam aprovação divina, as decisões legais receberam força total.
Quais são as outras palavras para designar a Lei no Antigo Testamento?
Outros termos legais usados no A.T. incluem mitsvah, “mandamento”, uma regra ou preceito de uma autoridade superior; mishpaṭ, “julgamento”, usado para uma decisão judicial e encontrada especialmente no direito penal como um tipo de formulação casuística; edot, “testemunhos”, as estipulações reveladas de Deus expressas através da aliança; qōq, "estatuto", algo gravado e, portanto, estabelecido como lei escrita; dabar, “palavra”, denotando uma expressão divina e usada especialmente para as leis enumeradas nos Dez Mandamentos (cf. Ex 20,1; 24,3).
Quais são os seis códigos legislativos mais importantes na Bíblia?
1) Os dez mandamentos (cf. Ex 20,2-17)
2) O Código da Aliança (cf. Ex 20,23-23-19)
3) A renovação da Aliança no Sinai (cf. Ex 34,10-26)
4) O Código Sacerdotal (cf. Lv 1-16)
5) O Código de Santidade (cf. Lv 17-27)
6) O Código Deuteronômico
Como a Lei influenciava o povo de Israel?
A totalidade da vida no Israel bíblico era governada pela Lei do Senhor, pois definia as obrigações e expectativas inerentes à Aliança que ligava Israel ao Senhor e o tornava uma nação separada de outras nações.
Nessa semana, estudaremos a primeira parte do tema dos dez mandamentos, um conjunto legislativo de suma importância para a compreensão da Bíblia e também de toda vida cristã.
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã. Leia Ex 20,1-17 e reflita sobre o que significa a afirmação de que Deus se fez conhecer.
Onde os dez mandamentos estão na Bíblia?
Os dez mandamentos inscritos nas duas tábuas de pedra que Deus deu a Moisés no Monte Sinai estão registrados em duas passagens bíblicas da Torá: Ex 20,1–17; Dt 5,6–21.
De onde vem a expressão “os dez mandamentos”?
O título “os dez mandamentos” não vem das duas passagens que listam os mandamentos, mas de outras três referências (cf. Ex 34,28; Dt 4,13; 10,4). O hebraico nesses versículos pode ser traduzido literalmente por "as dez palavras", das quais o termo "Decálogo" é derivado.
Esse último termo é grego e é formado por duas palavras: “deca” significa “dez”; e “logos”, “palavra”.
O que é o Decálogo?
O decálogo constitui uma aliança entre Deus e Israel. O termo hebraico “berit” é geralmente traduzido como "aliança", embora, às vezes, seja traduzido como "promessa, penhor, obrigação, acordo, contrato ou tratado".
Há diferenças entre os dois registros dos mandamentos na Biblia?
Ao ler e comparar os dois textos nos quais os mandamentos são registrados, percebe-se que eles não estão totalmente iguais, nem mesmo correspondem exatamente ao número de dez ordens (cf. Ex 20,1-17; Dt 5,6,21). Isso se dá pelo fato de que a Bíblia passou por um longo processo redacional. Assim, há um grande um debate sobre quais das ordens devem ser consideradas o núcleo da lei e como eles devem ser numeradas.
Quais são os dois grupos de mandamentos no Decálogo?
As 10 leis podem ser divididas em dois grupos de cinco. Os cinco primeiros focam no relacionamento entre uma pessoa e Deus. Os outros cinco se concentram nos relacionamentos entre as pessoas.
Nessa semana, estudaremos a primeira parte do tema dos dez mandamentos, um conjunto legislativo de suma importância para a compreensão da Bíblia e também de toda vida cristã.
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã. Leia Ex 20,1-17 e reflita sobre o que significa a afirmação de que Deus se fez conhecer.
Quem ouviu os dez mandamentos?
Quando Deus falou todas essas palavras, Ele o fez de maneira que todas as pessoas pudessem ouvir. Essa informação está presente no versículo anterior, em Ex 19,25. Moisés já tinha descido da Montanha, quando iniciou o anúncio dos mandamentos.
Como é o prefácio dos dez mandamentos?
Antes de expor quais eram os dez mandamentos, Deus inicia, no v.2, tratando a respeito de sua obra de libertação da escravidão do povo de Israel.
Por que Deus relembrou aos israelitas que Ele era o Deus libertador?
Essa descrição significa que o chamado de Israel à fidelidade à aliança é precedido e baseado nos atos do Senhor.
Baseado no prefácio, por que Israel deve obedecer aos mandamentos?
A obediência de Israel aos mandamentos é o meio pelo qual eles devem se apropriar e desfrutar do que o Senhor já fez, libertando-os do Egito e tomando-os como posse dele. O Senhor usará a libertação do Egito para se identificar ao longo da história de Israel, frequentemente para chamá-los para se lembrarem do que Ele fez e viverem de acordo com a Aliança (cf. Jz 6,8; 1Sm 10,18; Sl 81,10; Jr 34,13).
Qual é o primeiro mandamento, de acordo com Ex 20,3?
“Não terás outros deuses diante de mim”.
Qual é o significado do primeiro mandamento?
O Senhor exige lealdade exclusiva à aliança. Como o único Deus verdadeiro do céu e da terra, o Senhor não pode e não tolerará a adoração de quaisquer outros "deuses" (cf. Ex 22,20; 23,13.24.32); em outras palavras, o monoteísmo, a adoração do único Deus verdadeiro, é a única crença e prática aceitáveis.
Qual é o significado do mandamento que proíbe as imagens?
Os deuses do Egito e Canaã eram frequentemente associados a algum aspecto da criação e adorados como, ou através de, um objeto que os representava. O Senhor deixou claro, mediante as pragas e do êxodo, que ele tem poder sobre todos os aspectos da criação, porque toda a terra é dele (cf. Ex 9,29; 19,5), e assim Ele ordena que Israel se abstenha de criar uma imagem de qualquer coisa no céu ou na terra para adoração (cf. Ex 20,4-5a).
E as imagens dos santos e de Nossa Senhora?
O mandamento diz respeito à não fazer imagens de deuses. As demais imagens como as dos santos e de Maria são objetos sagrados que remetem o fiel às pessoas que viveram sua fé e que servem de modelo para nós nos tempos atuais. É como uma fotografia de alguém que se ama muito. Você tem respeito e ela te faz recordar do que de bom aquela pessoa fez.
Qual é a base do mandamento de não se fazer imagens?
A proibição se baseia no fato de que o Senhor é um Deus ciumento (cf. Ex 34,14; Dt 6,15), e que o Senhor não tem forma física, e não se deve pensar que ele esteja localizado em alguma coisa material (cf. Dt 4,15-20).
Nessa semana, estudaremos como Jesus e a Igreja devem lidar com os mandamentos da Torá.
Faça uma oração, clamando a presença do Espírito Santo, para que o estudo dessa semana gere frutos de vida cristã. Leia Mateus 22,34–40 e reflita sobre o que significa a afirmação de que Deus se fez conhecer.
Maria e José seguiam a Torá?
Sim. É frequentemente salientado, nos evangelhos, que seus pais cuidaram de seguir os regulamentos judaicos padrão em relação à circuncisão e dedicação quando Ele nasceu (cf. Lc 2,22–24).
Jesus era um observante da Torá?
Sim. Ele frequentava a sinagoga regularmente (cf. Lc 4,16) e optou por ensinar nas sinagogas em toda a Galileia (cf. Mt 4,23; compare com Mateus 9,35; 12,9; 13,54) quando iniciou seu ministério. De acordo com Mateus, Jesus usava franjas religiosas em Suas roupas (cf. Mt 9,20) e observava as festas judaicas de acordo com João (cf. Jo 10,22–23).
Como Jesus entendia e interpretava a Torá?
Como em Marcos, o Jesus de Mateus identifica os mandamentos do amor a Deus e ao próximo como os maiores mandamentos (cf. Mt 22,34–40). Em Mateus Jesus acrescenta: “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (cf. Mt 22,40; 7,12). O amor é assim identificado como o objetivo de todos os mandamentos; suas demandas devem, portanto, orientar sua interpretação e aplicação em cada situação.
Como a Igreja entende os mandamentos?
De acordo com YouCat, uma versão do Catecismo da Igreja Católica para os jovens, no número 351, a Igreja ensina que “os dez mandamentos não são de modo algum o produto de um tempo específico. Expressam as obrigações fundamentais do homem em relação a Deus e ao próximo, que são sempre e em toda parte válidas. Os Dez Mandamentos são mandamentos da razão, assim como também fazem parte da Revelação de Deus. Eles são tão fundamentalmente vinculativos que ninguém pode ser dispensado de guardar esses mandamentos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Notícias