família dos devotos
jubileu de 300 anos
reze no santuário
pastoral
aparecida pelo brasil
aparecida pelo brasil
Em 2003 foi realizado um Concurso Nacional de Design para escolher a Coroa do Centenário de Coroação da Imagem de Aparecida. Participaram 167 artistas, de 17 estados brasileiros. A comissão organizadora do Concurso selecionou cinco projetos finalistas, que foram submetidos à votação popular (63 mil votos) e a um júri institucional, formado por religiosos e convidados.
O ano de 2004 foi marcado pelo Centenário da Coroação Pontifícia de Nossa Senhora Aparecida. A solenidade teve amplo significado com as comemorações da Proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Rainha do Brasil e do Jubileu dos 150 anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição de Maria. Como reconhecimento da importância do Centenário, o Papa João Paulo II concedeu um período de Indulgências Plenárias, de maio ao final de dezembro.
A visita do Papa Bento XVI aconteceu durante a V Conferência Geral Latino-Americano e Caribenho em Aparecida, no ano de 2007. A viagem ao Brasil foi realizada no período de 9 e 13 de maio. Na programação do Papa estava confirmada a cerimônia de canonização do Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, em São Paulo.
O Pontífice retribuiu com uma Rosa de Ouro, a segunda ofertada pelo Vaticano ao Santuário Nacional. A primeira Rosa de Ouro foi presenteada em 1967, pelo Papa Paulo VI, por ocasião do Jubileu de 250 anos do encontro da imagem.
O Papa Francisco também garantiu sua passagem no Santuário de Aparecida. Entre os dias 22 e 28 de julho de 2013, o Santo Padre esteve no Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro e incluiu em sua programação uma visita ao Santuário de Aparecida. O Papa rezou diante da Imagem, celebrou a Santa Missa, abençoou os fiéis e visitou o Seminário Bom Jesus.
Durante a Santa Missa, Dom Raymundo Damasceno, então Cardeal arcebispo de Aparecida, ofereceu uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida esculpida em madeira, produzida por um artista do Vale do Paraíba. O Papa a beijou e apresentou aos féis, como retribuição, Francisco ofereceu um cálice ao Santuário Nacional.
O Papa Francisco, durante a sua visita, rezou a consagração a Nossa Senhora Aparecida, lendo, pela primeira vez, a atualização que incluiu a figura do Cristo na oração, reforçando as características de intercessão e de cooperação da Mãe na obra de Deus.
De acordo com a historiadora Tereza Pasin, a imagem de Nossa Senhora Aparecida teria sido esculpida por volta do ano de 1600. “A provável pessoa que teria feito a imagem foi o frei Agostinho de Jesus, discípulo de frei Agostinho da Piedade, porque o tipo de escultura é o mesmo”, esclarece. Frei Agostinho de Jesus se ocupava em moldar na argila piedosas imagens da Imaculada Conceição. Eram pequenas e se destinavam a oratórios domésticos.
Não há informações sobre como a Imagem foi parar no rio Paraíba antes de ser resgatada. Para a historiadora, a Imagem tanto pode ter sido jogada por alguém que quis se desfazer da imagem quebrada, ou a peça poderia estar abrigada em uma capelinha na cidade de Roseira, quando foi arrastada por uma enchente. “A capelinha desapareceu; isso foi escrito por um padre em 1956, que fala dessa enchente”, pontua.
Atualmente, o Museu Nossa Senhora Aparecida expõe a “Coleção Santa Gertrudes de Imagens Paulistas do Século XVII”, que conta com 54 obras, produzidas há mais de trezentos anos. Um dos destaques da exposição é uma escultura de Frei Agostinho de Jesus com muita semelhança à imagem de Aparecida, encontrada pelos pescadores em 1717. A peça é tratada como ‘irmã’ da Imagem da Mãe Aparecida.
Sua estrutura de acolhida, com estacionamento, sanitários, bebedouros, lanchonetes e outras comodidades ajudam o devoto a dedicar tempo para rezar, objetivo de todos os que aqui chegam. O trabalho pastoral diário conta com celebrações eucarísticas, sacramentos da penitência, batismo e matrimônio. Tudo no Santuário é feito com muito amor e acolhendo fraternalmente a todos os que chegam pra visitar a Senhora Aparecida.
O Santuário de Aparecida viveu uma grande festa em 2017, com as celebrações e homenagens pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul, em 1717.
"Meu coração de Mãe conhece seus corações. "
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Santuário Nacional