As festividades no Santuário Nacional, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, reuniram mais de 330 mil pessoas nos primeiros dias de outubro. Entre 3 e 12 desse mês, 330.738 devotos visitaram a Basílica de Aparecida e participaram das várias atividades litúrgicas e culturais que fizeram parte da programação deste ano.
No período entre 3 e 11 de outubro foi realizada, em dois horários, a Novena de Nossa Senhora Aparecida, no Altar Central da Basílica. Além disso, outras atividades tradicionais foram retomadas nesse ano, após serem suspensas devido ao estado de pandemia. Retornaram à programação a Carreata e o Passeio Ciclístico, sendo que este segundo acabou não sendo realizado devido ao mau tempo.
As atrações culturais do Festival da Padroeira, que incluiu duas apresentações do PEMSA – Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida; o Programa Terra da Padroeira da TV Aparecida, realizado ao vivo no Pátio das Palmeiras; e dois shows noturnos com renomados artistas da música brasileira, também contribuíram para atrair os peregrinos ao longo dos dez dias de programação. A Procissão Memória, realizada no dia 11 de outubro, partindo do Santuário Nacional e chegando ao Porto Itaguaçu, também foi retomada neste ano.
No 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, 7 Missas foram celebradas com a participação dos devotos, assim como a Consagração e a Procissão Solene, atividades tradicionais da data. O encerramento da programação aconteceu com um show pirotécnico em frente à Basílica, reunindo os fiéis sob a Fachada Norte.
Em 2019, último ano em que o número de visitantes não foi afetado pela pandemia, os 10 dias de programação reuniram, ao todo, 463 mil pessoas. Já nos anos seguintes, com as restrições sanitárias vigentes, a contagem do período de festividade chegou a 75 mil visitantes em 2020 e 272 mil romeiros em 2021. Embora o número total de 2022 já apresente uma tendência de retomada, em relação aos dois anos anteriores, o movimento de peregrinos em Aparecida ainda ficou 28,7% menor que aquele alcançado no último ano antes da pandemia.
Santuário de Aparecida anuncia programação de Natal com 15 missas em dois dias
A Basílica de Aparecida preparou o calendário para uma das datas mais importantes para os cristãos: o Natal. O destaque é para a Missa do Galo, que acontece no dia 24, às 20h, e a Missa de Natal, no dia 25 às 9h, ambas realizadas no Altar Central. Ao todo, 15 missas compõem a programação para os dois dias.
Inauguração do Presépio marca início de preparação para o Natal em Aparecida
Neste sábado (30), o Santuário Nacional dá início às celebrações do Advento com a bênção e inauguração do presépio e da iluminação de Natal. Logo após a missa das 18h, devotos e visitantes são convidados a se dirigirem ao Jardim Norte para a celebração. O momento é presidido pelo missionário redentorista, padre Fábio Evaristo, que conduz a bênção e a reflexão em torno do presépio, seguido pelo acendimento das luzes, que iluminam o Jardim Norte até o dia 6 de janeiro de 2025.
Projeto musical do Santuário Nacional abre inscrições para 2025
O Projeto de Educação Musical do Santuário Nacional (PEMSA) está com inscrições abertas para as oficinas de 2025, oferecendo 160 vagas para crianças e adolescentes da Arquidiocese de, Aparecida, no estado de São Paulo, em cursos de instrumentos clássicos, violão, guitarra, coral e musicalização, reforçando seu papel como agente transformador da sociedade por meio da música e da inclusão social.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.