As celebrações dos 40 anos do restauro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida serão oficialmente abertas na tarde do próximo sábado (19), com a realização da primeira Oração pela Restauração. A cerimônia acontecerá às 15h na Basílica Velha de Aparecida (SP) e vai marcar o início de uma série de comemorações que seguem até agosto.
O primeiro dos catorze encontros vai refletir sobre o resgate da pessoa humana e contará com a presença da restauradora da Imagem da Padroeira, Maria Helena Chartuni. A artista vai compartilhar com os peregrinos a experiência vivida em 1978, quando ao restaurar o maior símbolo da fé católica do Brasil, ela também viu sua fé ser reconstituída.
“Sem saber eu havia iniciado minha transformação no dia em que comecei a trabalhar naquele restauro. Hoje, tenho certeza que Nossa Senhora sutilmente foi restaurando a minha vida, também despedaçada, enquanto eu juntava os fragmentos de sua Imagem de terracota”, recorda Maria Helena.
O testemunho de Chartuni vai compor o cerimonial da Oração pela Restauração, que também conta com a recitação de salmos e orações nas intenções da temática do dia. O rito ainda é integrado por cânticos populares dedicados a Nossa Senhora, facilitando a participação dos peregrinos que estiverem no templo durante a celebração.
A presidência do momento oracional ficará por conta do missionário redentorista, padre Alberto Pasquoto. Na época do atentado sofrido pela Imagem, o sacerdote integrava a equipe das Missões, mas viu de perto o processo que culminou na reintegração do maior símbolo da fé católica brasileira. “Quando nossos confrades falaram sobre o esfacelamento da Imagem, disseram que seria difícil recuperá-la. Me lembro da alegria que foi quando soubemos que ela havia sido restaurada e retornaria para Aparecida”, recorda o religioso.
A Oração pela Restauração acontecerá semanalmente todos os sábados na Basílica Velha até o dia 19 de agosto, quando será encerrada com uma carreata de São Paulo a Aparecida. O trajeto será realizado pela Via Dutra com a Imagem fac-símile de Nossa Senhora Aparecida, recordando uma cena que aconteceu há quatro décadas, mas que se mantém viva na memória dos brasileiros.
Fonte: Santuário Nacional
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.