Manifestações de Nossa Senhora são abordadas em Congresso

Encontro ocorre entre os dias 15 e 18 de maio, em Aparecida (SP)

Escrito por Lucas Torres

14 MAI 2024 - 11H33 (Atualizada em 14 MAI 2024 - 12H45)

A Academia Marial de Aparecida, em comunhão com os estudos realizados no Vaticano, pretende, por meio do XVII Congresso Mariológico, refletir sobre os fenômenos das aparições marianas e as experiências místicas que supostamente envolvem Nossa Senhora. Para tal reflexão, teólogos e estudiosos sobre o tema palestram e participam do evento.

O tema central do Congresso Mariológico, que tem início nesta quarta-feira (15) e se estende até o dia 18 de maio, foi inspirado na passagem bíblica: “Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada!” (Lc 1,48). A abertura está marcada às 17h, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, dentro do complexo do Santuário Nacional de Aparecida. Após o credenciamento, a primeira atividade ocorre às 19h, com a fala inicial do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

“Esse Congresso, da Academia, deseja trabalhar a questão das chamadas Mariofanias. Essa palavra técnica se refere às aparições, manifestações e visões de Nossa Senhora” explica o Diretor da Academia Marial, Ir. André Luiz de Oliveira. O Congresso Mariológico é uma das iniciativas da Academia Marial de Aparecida, fundada em 16 de julho de 1985, tendo como objetivo o cultivo e o desenvolvimento teórico e prático da devoção à Padroeira do Brasil, por meio do conhecimento teológico, evangelizador e pastoral.

A Santa Sé tem sido muito cautelosa ao aprovar supostos eventos milagrosos. Na verdade, no século XX, das centenas de reivindicações públicas, houve apenas 12 com aprovação episcopal ,4 delas com reconhecimento do Vaticano. O Observatório Internacional sobre Aparições e Fenômenos Místicos foi lançado oficialmente na Pontifícia Academia Mariana Internationalis, em Roma, no dia 3 de maio de 2023.

Somente na Itália, nas últimas décadas, milhares de pessoas relataram ter tido revelações particulares de Nossa Senhora, por isso o Vaticano tem se debruçado sobre o tema. "Nossa ambição é ajudar a formar um conhecimento crítico", contextualiza a Irmã Daniela Del Gaudio, que é diretora do comitê de direção do Observatório Internacional.

O Padre João Carlos Almeida, dehoniano, conhecido popularmente como Padre Joãozinho, é um dos nomes confirmados entre os palestrantes. O Congresso pode ser acompanhado de maneira presencial e também online. Para mais informações acesse a12.com/congressomariologico.

Por Lucas Torres, em Releases