Depois de reunir mais de 80 mil homens na Basílica de Aparecida (SP) no ano de 2020, a Romaria Nacional do Terço dos Homens de 2021 será virtual. A programação, que começa nesta sexta-feira (19) e se estende até domingo (21), será desenvolvida pelas redes sociais do Santuário Nacional (YouTube e Facebook) e pela Rede Aparecida de Comunicação. A mudança no formato da peregrinação, considerada a maior entre as romarias acolhida na Capital da Fé brasileira, foi motivada pela pandemia causada pela Covid-19.
“Não há como fazer uma concentração dos homens do terço neste ano, com esse problema da pandemia. Nós vamos oferecer esse sacrifício a Deus e a Nossa Senhora”, esclarece o arcebispo de Juiz de Fora e bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens, Dom Gil Antonio Moreira.
O religioso vai presidir a Missa de Abertura da Romaria na próxima sexta-feira, às 18h. A celebração acontece na Basílica Velha de Aparecida e será fechada para o público. Apenas representantes de alguns grupos de terço foram previamente convidados para a celebração.
“Estes homens vão representar a pluralidade dos grupos que habitualmente participam desta romaria. No ano passado tivemos pessoas de todos os estados do Brasil, desde crianças até idosos. Desta vez, apenas um número restrito de homens estará presencialmente em Aparecida, mas outros milhares nos acompanharão de suas casas”, assinala o prefeito de igreja do Santuário Nacional, padre Helder José.
O pequeno grupo também estará presente nos demais momentos da programação, que continua no sábado (20), com uma missa às 9h, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Quem também participa da celebração é um dos incentivadores dos grupos de Terço dos Homens no Brasil, padre Antônio Maria. O sacerdote foi o responsável pela composição do hino do movimento.
No mesmo dia, durante a tarde, acontecem o Terço e Consagração solenes. As atividades serão transmitidas pelas redes sociais e Rede Aparecida de Comunicação, a partir das 14h.
O encerramento da Romaria virtual do Terço dos Homens acontece no domingo (21), com uma missa às 08h, rezada no Altar Central da Basílica. A cerimônia será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.
O cuidado com a vida vai ser a tônica das celebrações. O tema da romaria “Terço dos Homens: No Santuário da Palavra, com Maria e José, cuidar da vida” foi escolhido exatamente para chamar a atenção para o assunto.
“Isso também nos motivou a realização virtual. Neste Ano de São José, queremos dar o exemplo de cuidado com a vida, evitando aglomerações”, destaca padre Helder.
Presença virtual – Os homens e suas famílias que participarem da Romaria em suas casas poderão aparecer nas transmissões, bastando publicar a foto no Instagram com a hashtag #homensdevotos. Todos os dias, durante as celebrações da peregrinação, a foto poderá aparecer nas imagens da TV e das redes sociais.
Multiplicação - Mesmo com a pandemia, o movimento do Terço dos Homens continua a crescer em todo o país. Isto porque novos grupos utilizam a internet para se encontrar.
“A pandemia não tem perturbado o crescimento do Terço dos Homens no Brasil. Tenho notícias de novos grupos que vão crescendo de forma virtual. Isto é obra de Nossa Senhora, isto é bênção de Deus”, comemora Dom Gil.
Ainda segundo o religioso, embora não existam registros oficiais, a estimativa é de que cerca de 2 milhões de homens participem do movimento em todo o território nacional. Os grupos masculinos que se dedicam à oração do terço crescem a cada ano, impossibilitando que a CNBB possua dados completos a respeito do fenômeno.
Fonte: Santuário Nacional
Romarias: experiência coletiva de vivência da fé, sob o olhar de Nossa Senhora
A cada celebração, o Santuário deseja reforçar sua missão de acolher e evangelizar a todos que chegam à Casa da Mãe Aparecida em busca de consolo, força e crescimento na fé.
Família Sieh: sinônimo de devoção à Mãe Aparecida
Família vinda do Oriente há sete décadas demonstrou sua devoção à Mãe Aparecida ajudando o Santuário
Dom Orlando Brandes: “o santo não tira o lugar de Deus”
Neste domingo, Dom Orlando Brandes presidiu a missa da Solenidade de Todos os Santos no Santuário Nacional, refletindo sobre as bem-aventuranças e a santidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.