Releases

Hotel Rainha do Brasil é referência em sustentabilidade

Primeiro a receber "Selo Verde" do INMETRO, empreendimento segue tendência mundial de sustentabilidade

Escrito por Victor Hugo Barros

15 JUN 2021 - 09H08 (Atualizada em 15 JUN 2021 - 11H13)

Thiago Leon

A pandemia do novo coronavírus modificou a vida e a rotina de todo o mundo. No Turismo não foi diferente.

O momento estimulou uma mudança no perfil dos viajantes. Uma pesquisa realizada em abril deste ano pelo site de reservas Booking.com indicou que, por causa do coronavírus, mais da metade (53%) dos turistas globais pretendem viajar de maneira mais sustentável.

A mesma pesquisa revelou que, entre os brasileiros, o número é ainda maior. Os dados apontaram que 7 em cada 10 turistas verde-amarelos passaram a considerar os impactos ambientais na hora de escolher um destino.

Os dados são animadores para os estabelecimentos que, mesmo antes da pandemia, já apostavam na sustentabilidade.

É o caso, por exemplo, do Hotel Rainha do Brasil. Localizado em Aparecida (SP) – cidade que anualmente recebe 12 milhões de peregrinos em visita ao Santuário Nacional - o empreendimento foi o primeiro do ramo hoteleiro a conquistar o Selo Verde de Certificação de Eficiência Energética, concedido pelo Inmetro em 2013. A premiação foi obtida graças aos métodos de soluções sustentáveis adotados no dia a dia do Rainha do Brasil.

"Aqui no Hotel Rainha do Brasil mantemos o compromisso em conservar e sempre buscar ações que tornem nossa operação mais sustentável e que impactam positivamente ao Meio Ambiente. Desta forma nossa administração age diretamente no comportamento de nossos funcionários, que fomentam ideias sustentáveis no seu dia-a-dia e levam às suas famílias e ambientes de convívio”, afirma a Gerente do Hotel Rainha do Brasil, Ana Percídia.

Todo o sistema foi pensado de forma a não gerar grandes impactos à natureza. A preocupação ambiental, entretanto, não compromete o conforto dos hóspedes.

Para garantir banho quente, por exemplo, nos chuveiros dos quartos, são utilizadas placas solares. Ainda assim, caso seja preciso, um gerador de vapor movido a gás que chega até 90ºC, pode ser acionado. Depois de aquecida, a água é armazenada em tanques de seis mil litros de capacidade.

A economia também acontece nas torneiras do Hotel. Atualmente, todas elas possuem redutores de pressão. Antes de sua colocação, eram gastos nas pias, em média, quinze litros e meio de água. O número caiu pela metade, alcançando a marca de sete litros.

As medidas também são adotadas na irrigação dos 177 mil m² de área verde do espaço. A água utilizada no local vem das chuvas e também é responsável por abastecer o lago. Um sistema de captação pluvial realiza o processo, garantindo a economia de 150 mil litros de água por mês.

Já a ventilação dos espaços conta com um sistema de ar condicionado que segue a tendência mundial de sustentabilidade, operando com fluxo refrigerante variável, conhecido como um gás refrigerante ecológico, com compressores do tipo inverter. O sistema, de uso diário, possibilita uma economia de 30 a 40% se comparados à energia comum, sem perder a qualidade.

As ações de redução do impacto ambiental, aliadas ao serviço de acolhimento prestado pelo Hotel são reconhecidos pelos hóspedes e pelo trade turístico. Nos últimos 12 meses, o Rainha do Brasil foi contemplado com diversos prêmios: Travellers Choice 2021, reconhecendo o empreendimento entre os 10% melhores do mundo pela Tripadvisor; Traveller Review Awards 2021, do Booking.com, com a nota 9.4/10 de excelência; Loved By Guest Most Wanted Award 2021, concedido pela Hoteis.com; e o Selo Verde Travellers Choice 2020, também concedido pela Tripadvisor.

As premiações sinalizam, na prática, aquilo que a pesquisa apontou: a onda verde no Turismo chegou e veio para ficar. Mais do que aposta de futuro, o desenvolvimento de práticas mais sustentáveis são uma necessidade do presente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...