Nesta quinta-feira (26), às 10h, cerimônia especial no Salão Três Pescadores, localizado no subsolo da Basílica, apresentou dois importantes símbolos da novena e festa de Nossa Senhora: o manto e o trono. Vários profissionais de comunicação puderam acompanhar o evento. Com a proximidade de outubro, esse momento se destaca como o primeiro marco das festividades dedicadas à Padroeira de 2024
O manto e o trono de Nossa Senhora
Em sintonia com o tema da novena, o Santuário Nacional adota, a cada ano, elementos fundamentais para as festividades de outubro, como o novo manto e o trono de Nossa Senhora.
O manto simboliza o cuidado e respeito pela figura da Virgem Maria. Como símbolo de veneração, o primeiro manto foi doado pela princesa Isabel, que reconheceu Nossa Senhora como verdadeira realeza.
Desde 2010, as irmãs carmelitas de Aparecida bordam um manto diferente a cada ano. O processo inclui a definição do conceito, a escolha das pedras, a colocação do forro, franjas e strass. Cerca de sete irmãs trabalham nesse projeto que é iniciado aproximadamente um mês antes da entrega. Durante a confecção, rezam, dedicando uma ave-maria para cada pedra aplicada.
O trono, por sua vez, destaca a Imagem de Nossa Senhora, exaltando sua honra, dignidade e devoção. Confeccionado pela marcenaria do Santuário Nacional, com o projeto arquitetônico doado pelo devoto e arquiteto Almir José Neto, o trono deste ano combina madeira, metal dourado e flores. Cada um desses elementos possui um significado específico, que será explicado durante a cerimônia.
Durante a apresentação, o Pe. Diego ressaltou a importância de o trono ter sido confeccionado pelos colaboradores da marcenaria
“Utilizando todo nosso trabalho, nosso recurso, a matéria prima, isso torna ainda mais especial essa peça que preparamos com tanto carinho para os devotos de Nossa Senhora. Tudo é feito com muito amor, e tenho certeza que esse trono expressa sobre tudo esse amor a Nossa Senhora a todos os seus filhos e filhas”
Pe. Diego Antônio, Missionário Redentorista
A cerimônia de entrega
A cerimônia contou com a presença do Missionário Redentorista, padre Diego Antônio, das irmãs do Carmelo de Santa Teresinha do Menino Jesus, do arquiteto Almir José Neto, responsável pelo projeto do trono, e dos colaboradores da marcenaria do Santuário Nacional, que executaram a confecção.
Junto a apresentação do Trono, também foram revelados os dois Mantos que cobrirão a imagem fac-símile da Padroeira durante as festividades. Um manto será utilizado na Novena da Tarde e outro na Novena Solene, à noite.
Mantos Carmelitas
Durante o momento foram expostos a coleção de Mantos Carmelitas. Cinco novos mantos para a imagem de Nossa Senhora Aparecida foram produzidos pelas Irmãs Carmelo. O intuito é ajudar a Ordem do Carmo, revertendo a verba obtida com as vendas. Cada manto tem sua representação como o da Ave-Maria, Manto Imaculado Coração, Manto Salve Rainha, Manto Pentecostes e Manto Oração Mariana. Todas as opções estão disponíveis em acesse a12.com/loja.
Assessoria de Imprensa
O credenciamento de imprensa para a cobertura jornalística deve ser sempre solicitado à Assessoria de Imprensa da Basílica pelos seguintes contatos:
E-mail: sala.imprensa@santuarionacional.com
WhatsApp: (12) 99776-2337
Abertura do Jubileu da Esperança inicia período especial no Santuário Nacional
Em harmonia com toda a Igreja Católica, o Santuário Nacional deu início às celebrações do Ano Santo no último domingo (29). Às 18h, uma peregrinação e uma Missa presidida por Dom Orlando Brandes, marcaram a abertura do Jubileu 2025 na Arquidiocese de Aparecida.
Santuário de Aparecida anuncia programação de Natal com 15 missas em dois dias
A Basílica de Aparecida preparou o calendário para uma das datas mais importantes para os cristãos: o Natal. O destaque é para a Missa do Galo, que acontece no dia 24, às 20h, e a Missa de Natal, no dia 25 às 9h, ambas realizadas no Altar Central. Ao todo, 15 missas compõem a programação para os dois dias.
Inauguração do Presépio marca início de preparação para o Natal em Aparecida
Neste sábado (30), o Santuário Nacional dá início às celebrações do Advento com a bênção e inauguração do presépio e da iluminação de Natal. Logo após a missa das 18h, devotos e visitantes são convidados a se dirigirem ao Jardim Norte para a celebração. O momento é presidido pelo missionário redentorista, padre Fábio Evaristo, que conduz a bênção e a reflexão em torno do presépio, seguido pelo acendimento das luzes, que iluminam o Jardim Norte até o dia 6 de janeiro de 2025.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.