Cerca de 160 mil peregrinos passaram pelo Santuário Nacional neste dia 12 de outubro. O grande público foi motivado pelas comemorações em honra à Padroeira do Brasil, que movimentaram a programação do dia.
A principal celebração da data aconteceu ás 9h e reuniu milhares de peregrinos na Basílica Nacional. Ao fim da celebração, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, foi divulgado o tema da Festa da Padroeira do próximo ano: “Com Maria, escolhidos e enviados em missão”.
“Com este tema, queremos nos unir ao Sínodo da Amazônia que vai acontecer no próximo ano no Vaticano. É uma forma de demonstrarmos nossa unidade com a Igreja em todo o mundo que se volta para nosso continente para refletir sobre os desafios da região amazônica”, explica o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.
Como forma de motivação das reflexões sobre o Sínodo, o bispo de Óbidos (PA), presenteou o Santuário Nacional com a Cruz Missionária, abençoada pelo Papa Francisco. O símbolo foi entronizado ao fim da missa e abriu os trabalhos em preparação para a Festa de 2019, que no próximo ano se unirá ao Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo pontífice para outubro do próximo ano.
Balanço positivo – A última celebração do dia, às 16h30, encerrou a programação litúrgica iniciada no dia 3. Neste ano, ao contrário das outras edições, as celebrações foram marcadas pela participação popular.
“Diferentemente dos outros anos, desta vez os leigos puderam carregar o andor de Nossa Senhora, rezaram juntos e cantaram aqueles cânticos que já são tão conhecidos do nosso povo devoto. Acredito que superamos nossas expectativas na questão do envolvimento do povo”, ressaltou o reitor.
Números da Festa – Além da maratona de missas, outros momentos envolveram os devotos em oração. O principal deles foi a Procissão Solene, que atraiu mais de 20 mil peregrinos nas vias de Aparecida. Cantando e rezando atrás do andor de rosas brancas que conduzia a Imagem da Padroeira, os fiéis manifestaram publicamente sua fé, levando uma multidão pelas ruas.
Outros milhares caminharam pela Via Dutra e por outras rodovias para chegar à Aparecida. Neste ano, o Santuário disponibilizou uma Tenda para os peregrinos que se dirigiram ao maior templo mariano do mundo a pé ou de bicicleta. A acolhida aos romeiros no espaço será realizada por voluntários até o próximo domingo (14). Todo o trabalho é realizado por voluntários.
Movimentação intensa deve continuar – A expectativa do Santuário é que o número de romeiros continue alto durante o fim de semana. O maior templo mariano do mundo espera acolher cerca de 170 mil fiéis entre o sábado e o domingo.
A programação de missas não será alterada durante o fim de semana. O destaque, entretanto, fica para a inauguração do Caminho do Rosário, novo espaço oracional em Aparecida. A abertura oficial do espaço acontece no domingo com missa e procissão às 7h30.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.