Releases

Cardeal do Rio de Janeiro convida fiéis para 122° Romaria Arquidiocesana

São esperados cerca de 60mil devotos do Rio de Janeiro à Aparecida (SP)

Escrito por Assessoria de Imprensa

29 AGO 2024 - 12H52 (Atualizada em 30 AGO 2024 - 09H37)

Eduardo Gois/ Santuário Nacional

O Santuário Nacional de Aparecida acolhe neste fim de semana (31) a tradicional Romaria Arquidiocesana do Rio de Janeiro, que há mais de cem anos reúne fiéis para momentos de oração e comunhão. Com o tema “Em oração na casa da Mãe Aparecida”, a programação inclui missa, terço e Via Sacra no Morro do Cruzeiro. São esperados cerca de 60 mil devotos do Rio de Janeiro.

-Nossa Senhora Aparecida e a Arquidiocese do Rio de Janeiro

Aparecida sempre foi um destino de peregrinação. As romarias para a Casa da Mãe datam dos tempos em que apenas a Basílica Histórica existia. Reconhecendo a importância de Aparecida como centro de fé no Brasil, a Arquidiocese do Rio de Janeiro organizou, em 16 de dezembro de 1900, uma grande romaria para marcar o ano jubilar celebrado pela Igreja.

A peregrinação se intensificou e o número de devotos aumentou a partir de 1931, após a visita da Imagem Original de Nossa Senhora Aparecida à Arquidiocese do Rio de Janeiro para a cerimônia de proclamação oficial como padroeira do Brasil. Mais tarde, o Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales estabeleceu que a Romaria Arquidiocesana ocorresse anualmente no último sábado de agosto, tradição que perdura até os dias atuais.

-Cardeal do Rio de Janeiro motiva visita ao Santuário Nacional em qualquer época do ano

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Orani João Tempesta, O.Cist., participa ativamente desta romaria, presidindo a Missa Solene e se fazendo presente dos momentos oracionais. Todos os anos, ele reforça o convite para que os fiéis se juntem à romaria.

“Seria muito bom se cada paróquia conseguisse ao menos encher um ônibus para essa Romaria, quem sabe até mais. Mas, só o fato de ir um já demonstra a comunhão e a unidade com a Arquidiocese” Dom Orani , Cardeal Arquidiocese do Rio de Janeiro

Dom Orani tem uma relação profunda e significativa com o Santuário Nacional e Nossa Senhora Aparecida. Em entrevista exclusiva para a Revista de Aparecida, o cardeal contou que, dentre as influências para seguir sua vocação, a Rádio Aparecida e o exemplo do Venerável Padre Vítor Coelho de Almeida foram importantes. O pai do cardeal, Achille Tempesta, também era devoto e acompanhava a consagração de Nossa Senhora pelas ondas da Rádio, compartilhando assim essa devoção com toda a família.

O cardeal reconhece o trabalho pastoral realizado a partir do Santuário Nacional e incentiva os fiéis leigos a visitarem Aparecida em outras ocasiões.

“Assim como visitamos periodicamente nossa mãe terrena, aquela que nos gerou e deu vida, devemos visitar a casa da nossa Mãe celestial. Não apenas na romaria arquidiocesana, mas também em outras datas ao longo do ano com a família ”, afirma Dom Orani.

-Símbolos de fé: Santuário Nacional e Cristo Redentor

O Santuário Nacional, representado pela Arquidiocese de Aparecida e o Cristo Redentor, pertencente a Arquidiocese do Rio de Janeiro, embora geograficamente distantes, estão unidos pela espiritualidade e pela devoção dos fiéis que os visitam. Esses dois locais sagrados, têm uma conexão especial através da devoção católica e da promoção da fé.

No Cristo Redentor, há uma capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida. Esta capela é um espaço de oração e devoção, onde os fiéis podem se conectar com a Padroeira do Brasil enquanto visitam o monumento.

O Santuário Nacional de Aparecida, embora seja um templo dedicado a Maria, está sempre a levar os devotos a seu filho, Cristo Jesus. A cruz no Altar Centra da basílica, conhecida como a “Cruz do Nada”, representa a presença de Cristo e lembra que o centro é Jesus.

-Programação

As atividades começam no sábado, dia 31, às 7h da manhã, com a oração do terço na Tribuna Bento XVI, localizada na Fachada Sul da Basílica. Logo após, às 9h, no Altar Central, será celebrada a Santa Missa presidida pelo Cardeal Dom Orani. A partir das 10h, os romeiros são convidados a participar da espiritualidade no Morro do Cruzeiro, contemplando a Via-Sacra. Por fim, às 12h, ocorrerá a bênção de encerramento.

Nesta edição do encontro, são esperados cerca de 60 mil fiéis, vindos de diversas paróquias de todo o território da Igreja Particular do Rio de Janeiro. Cônego Cláudio dos Santos ressalta a importância da visita ao Santuário Nacional:

“São inúmeros os benefícios que a Arquidiocese recebe com essa peregrinação. Poder estar junto com a Mãe Aparecida nos enche de alegria e nos compromete cada vez mais no testemunho da fé, sob o exemplo de Nossa Senhora”, afirma o Vigário Episcopal de Pastoral da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Cônego Cláudio dos Santos.

O Santuário Nacional reconhece a importância dessa romaria e oferece infraestrutura de acolhimento para os devotos do Rio de Janeiro.

“É uma romaria grande, muito expressiva e muito bem organizada. Todos os anos o Santuário Nacional acolhe a Arquidiocese do Rio de Janeiro com todo o amor, são muitos anos, já é uma longa história” Pe. Ferdinando Mancílio, Prefeito de Igreja do Santuário Nacional -Assessoria de Imprensa

A Assessoria de Imprensa do Santuário Nacional está à disposição para qualquer dúvida e auxiliar na produção de materiais jornalísticos.

WhatsApp: (12) 99776-2337

E-mail: sala.imprensa@santuarionacional.com