Neste domingo (24) a Igreja celebra o Domingo de Ramos. A celebração conduz ao fim do período da Quaresma e início do Tempo da Páscoa. No período, os católicos foram conduzidos a uma reflexão interior.
“Terminando o tempo quaresmal, a Igreja nos convida a vivenciar essa Semana Maior da nossa fé cristã católica, que popularmente conhecemos como Semana Santa. Nela celebramos a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo”, explica o Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Pe. Diego Antônio.
A celebração de Domingos de Ramos acontece em dois momentos, primeiramente Jesus é aclamado como rei pelo povo, em sua entrada triunfal em Jerusalém. No segundo momento, vivenciamos o mistério da paixão de Jesus com a narrativa da condenação, morte e crucificação.
A missa e Procissão de Ramos, ocorre às 8h, no Altar Central. A procissão terá início no Memorial dos Construtores, localizado no complexo do Santuário Nacional. Em todas as celebrações, haverá benção dos Ramos.
“De segunda-feira a quarta-feira, a Igreja continua sua caminhada quaresmal de uma maneira mais efetiva. Os textos bíblicos sempre nos convidam a pensar nos momentos derradeiros da vida de Jesus, sobre tudo como a trama foi formada, para que Jesus fosse entregue para as autoridades religiosas e políticos daquele tempo para sua morte”, relata Pe. Diego Antônio.
Tríduo Pascal
Na Quinta-feira Santa (28) é celebrado a unidade da Igreja, realizado tradicionalmente a benção dos óleos que são utilizados nos sacramentos da Igreja e a consagração do óleo do crisma, que representa a presença de Jesus na vida da igreja como sinal de unidade.
A Missa do Crisma acontece às 9h, com a presença de todo clero da Arquidiocese de Aparecida, que na ocasião renovam suas promessas sacerdotais. Às 20h, na Missa da Ceia do Senhor tradicionalmente conhecida como a “Missa do Lava-pés”, inicia-se o Tríduo Pascal. Logo após a celebração ocorre a Vigília Pascal, na Capela São José.
Durante a Sexta-feira Santa (29) não é realizada a Santa Missa, os fiéis permanecem o dia todo em oração. Às 15h, é acontece a celebração da Paixão do Nosso Senhor Morto, e às 18h a procissão.
No Sábado Santo (30), os fiéis permanecem em oração meditando as dores de Nossa Senhora. O Tríduo Pascal encerra-se com a solene Vigília Pascal, a benção do fogo novo, a proclamação das leituras da história da criança e também a benção da água batismal, na qual somos restaurados em Cristo.
O Domingo de Páscoa (31) tem início às 6h30, com a Procissão da Ressurreição do Senhor Jesus. No Santuário Nacional as missas de Páscoa serão celebradas às 5h30, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h e 18h.
Os devotos poderão acompanhar todas as celebrações pela Rede Aparecida de Comunicação, pelo Aparecida Ao Vivo e também no aplicativo Aparecida. Para conferir a programação completa da Semana Santa no Santuário Nacional, acesse a12.com/missas
Dom Orlando: “amar os pobres é o puro Evangelho”
Neste domingo o Evangelho nos fala sobre a vinda de Jesus, e nos alerta para termos medo, pois Ele é nossa luz e o fim é na verdade um novo começo, um encontro dom o ressuscitado.
Romarias: experiência coletiva de vivência da fé, sob o olhar de Nossa Senhora
A cada celebração, o Santuário deseja reforçar sua missão de acolher e evangelizar a todos que chegam à Casa da Mãe Aparecida em busca de consolo, força e crescimento na fé.
Família Sieh: sinônimo de devoção à Mãe Aparecida
Família vinda do Oriente há sete décadas demonstrou sua devoção à Mãe Aparecida ajudando o Santuário
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.