Releases

Corpus Christi no Santuário Nacional é celebrado com missas e procissão

Festa proclama o dogma católico da presença de Jesus no sacramento da Eucaristia

Escrito por Matheus Andrade

28 MAI 2024 - 10H12 (Atualizada em 28 MAI 2024 - 10H34)

Thiago Leon

A solenidade de Corpus Christi, principal festa eucarística da Igreja Católica, é celebrada no Santuário Nacional nesta quinta-feira, dia 30 de maio. Uma programação, que tem como destaque a missa solene no Altar Central, às 9h, seguida por uma procissão em torno da Basílica da Padroeira do Brasil, marca a data em Aparecida.

Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, preside a celebração e conduz a procissão, que também conta com a participação dos sacerdotes que atuam no Santuário Nacional. Após a procissão solene, encerrada na Tribuna Bento XVI, os fiéis terão a oportunidade de adorar a Eucaristia na Capela do Santíssimo até às 15h.

Ao longo do dia, cinco missas estão programadas para participação dos devotos, com a primeira acontecendo às 6h45 da amanhã, e a última às 18h. Ao longo da quinta-feira também é possível participar de uma celebração às 9h, às 12h, ou às 16h.

Origens e Significado de Corpus Christi

Celebrar o Corpo e o Sangue de Cristo em uma data específica remonta ao século XIII. Em 1264, o Papa Urbano IV oficializou a comemoração através da bula Transiturus, estabelecendo que a festa ocorresse na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade.

A história por trás dessa celebração está ligada a Santa Juliana de Mont Cornillon, que teve visões de Jesus solicitando à Igreja uma festa em honra ao Santíssimo Sacramento. Anos depois, já como papa, Urbano testemunhou o Milagre Eucarístico de Bolsena, quando sangue jorrou da hóstia consagrada durante a missa, manchando o corporal, um tecido utilizado sobre o altar, e a própria pedra do altar da cripta de Santa Cristina, onde a Eucaristia era celebrada.

Ao ver essas manchas de sangue nos objetos litúrgicos, o papa se ajoelhou e exclamou: “Corpus Christi”. Ele então conduziu uma procissão pública com o Santíssimo até a Catedral de Orvieto, onde a pedra do altar permanece exposta até hoje. O corporal também está preservado na Catedral de Orvieto, ambos exibindo as marcas das gotas de sangue.

A data é a única em que o Santíssimo Sacramento sai de dentro das igrejas em procissão por vias públicas. Por isso, os fiéis costumam preparar tapetes com figuras religiosas por onde a Eucaristia irá passar, tornando Corpus Christi uma das celebrações mais conhecidas do calendário católico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Matheus Andrade, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...