Missa

17ª Romaria dos Militares é celebrada no Santuário Nacional

Celebração presidida por Dom Marcony, destaca o chamado ao serviço e a grandeza de servir ao próximo. E pede aos fiéis a depositar suas intenções aos pés de Nossa Senhora e clamar pela paz mundial.

Escrito por Rhanna Felicio

19 OUT 2024 - 14H20 (Atualizada em 19 OUT 2024 - 15H54)

Neste sábado (19), o Santuário Nacional de Aparecida acolheu a 17ª Romaria da Família Militar, reunindo fiéis e militares de todo o Brasil em um dia de oração e devoção. As atividades começaram pela manhã, na Tribuna Bento XVI, localizada na fachada sul do Santuário, onde o terço foi recitado sob a condução do Missionário Redentorista Padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário Nacional.

A Santa Missa do meio-dia, celebrada no Altar Central, foi presidida por Dom Marcony Vinícius Ferreira, Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil. Um momento solene marcou a celebração quando um militar e sua esposa conduziram a imagem de Nossa Senhora Aparecida até o Altar Central, seguidos pelas bandeiras do Brasil e do Vaticano. 

Rhanna Felicio / A12
Rhanna Felicio / A12

Em entrevista ao Portal A12, Dom Marcony Vinícius Ferreira, expressou sua alegria em participar da romaria, destacando a devoção da família militar a Nossa Senhora Aparecida: "

Em primeiro lugar, uma alegria muito grande sempre voltar à Casa da Mãe. E a família militar, nessa 17ª Romaria, só acrescenta mais o que todo o Brasil tem, um amor imenso por Nossa Senhora Aparecida. Assim como esse Santuário atrai gente do Brasil inteiro, porque Ela é Padroeira de toda a nossa nação, assim também as forças armadas estão no Brasil inteiro a cuidar do nosso povo, das nossas fronteiras, da nossa Amazônia Azul, das nossas cidades. Tanto as forças maiores, chamadas assim forças armadas, como as forças auxiliares, polícia e bombeiros, estão prontos a servir o povo de Deus, como Maria esteve sempre pronta a servir, 'Eis aqui a serva do Senhor'. E a gente traz a família militar ao Santuário para renovar as suas forças, agradecer, pedir as bênçãos e que a Mãe Aparecida sempre continue a envolver e a cobrir o Brasil inteiro com seu manto de proteção e de paz."

Na homilia de Dom Marcony, enfatizou o chamado cristão ao serviço filantrópico, inspirado no evangelho do 29º Domingo do Tempo Comum. Ele iniciou destacando a mensagem central de Cristo: os discípulos são chamados a servir aos outros, sem esperar recompensas. Referindo-se ao evangelho do dia.

Dom Marcony explicou que Jesus ensina que, para ser grande, é preciso ser servo, e para ser importante, é necessário ser "escravo de todos". Ele ressaltou que a verdadeira grandeza aos olhos de Deus está no ato de servir com alegria, seguindo o exemplo de Cristo, que se doou inteiramente por nós.

“E nesse domingo do tempo comum, Cristo nos convida ao serviço e aprender a dá a vida e servir os irmãos, com alegria sem esperar nada em troca, este evangelho nos deixa bem claro como devemos ser seguidores de Jesus, seus discípulos, quem quiser seguir seja o servo de todos, quem quiser ser importante seja o escravo para todos, os serviços fazem de nós grandes, a pessoa humana em si, busca grandezas deste mundo, mas a maior grandeza está em servir a Deus.”

A primeira leitura foi usada para ilustrar o conceito de "servo sofredor", representado por Jesus, que tomou sobre si as dores da humanidade e deu sua vida pela salvação de todos. Dom Marcony sublinhou que Cristo não apenas deixou mandamentos a serem seguidos, mas deu o exemplo, oferecendo sua própria vida.

O Bispo fez uma conexão direta com o papel das famílias, destacando que os pais são chamados a dar suas vidas uns pelos outros e pelos filhos. Ele aconselhou que, no ambiente familiar, deve-se buscar sempre a felicidade do outro, perguntando-se: "O que posso fazer para que você seja mais feliz?" Essa doação mútua dentro de casa é uma forma concreta de viver o serviço cristão.

A homilia também direcionou uma mensagem especial aos filhos, convidando-os a serem "honra de seus pais" e a cumprirem suas responsabilidades com obediência, demonstrando o mesmo espírito de serviço dentro do lar.

Dom Marcony, expandiu esse princípio para a vida profissional, incentivando os fiéis a servir com alegria em suas carreiras e ambientes de trabalho, espelhando o exemplo de Jesus, que se doou em todas as circunstâncias.

“Que esses serviços se espalhem ainda mais em nossas profissões, em nossos trabalhos, servir sempre com alegria, sem reclamar sem se queixar, servir da melhor maneira possível, sendo um bom profissional, um bom estudante, alguém que manifeste também no seu ambiente de trabalho, esta doação total que assim como Jesus fez em seu dia a dia, se manifestava sempre se doando a todos”.

O Bispo, destacou o empenho das Forças Armadas no socorro às vítimas de desastres no Rio Grande do Sul, mencionando um testemunho comovente de um militar que, apesar de ter perdido tudo, manteve-se firme em sua missão de servir ao próximo.

Dom Marcony, convidou os fiéis a depositarem suas intenções aos pés de Nossa Senhora Aparecida, pedindo a intercessão da Mãe de Deus pela paz mundial, com destaque para as regiões em conflito, como Rússia, Ucrânia e o Oriente Médio. Ele também clamou pela paz nas famílias e nas cidades. Por fim, ele lembrou a todos que o Brasil é uma "Terra de Santa Cruz", envolta no manto de Maria, e que seguir o exemplo da Mãe de Jesus é essencial para aqueles que desejam viver a vontade de Deus.

Rhanna Felicio / A12
Rhanna Felicio / A12

A militar Samara de Melo, em entrevista ao A12, compartilhou a importância de sua participação na romaria, destacando a gratidão e a fé renovada por meio da intercessão da Mãe Aparecida.

"Para mim significa muito estar aqui hoje, porque hoje eu estou muito mais agradecendo do que pedindo. Eu vim com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, que foi um sonho, foi uma graça que eu pedi para Nossa Senhora de ingressar. Então, estar aqui hoje com a comitiva do Bombeiro para mim significa muito e fortalece a minha fé porque demonstra que Nossa Senhora faz e Ela faz mais do que aquilo que a gente pede. Além de estar aqui agradecendo, hoje eu estou com o meu sonho realizado aqui junto comigo, agradecendo por essa graça gestante, que era também uma graça que eu tinha pedido para a Nossa Senhora Aparecida. Então, a minha fé com certeza sai daqui hoje muito fortalecida", afirmou.

Com momentos de fé, agradecimento e renovação espiritual, a 17ª Romaria dos Militares reafirmou o compromisso com o serviço ao Brasil e a Mãe Aparecida, no qual nossa Rainha e Padroeira é fonte de proteção e força para todo o povo brasileiro.

.:: Confira na galeria de imagens os principais momentos!

.:: Confira na íntegra a Santa Missa completa!



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rhanna Felicio, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...