Missa

“A Igreja fala a língua de toda a humanidade”, afirma Dom Orlando Brandes

Neste domingo de celebração de Pentecostes, devotos e devotas da Mãe Aparecida se reuniram em torno do Altar Central do Santuário Nacional

Escrito por Rhanna Felicio

19 MAI 2024 - 09H18 (Atualizada em 19 MAI 2024 - 13H19)

Neste domingo de Pentecostes, 19 de maio, a Igreja festeja a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos que estavam no Cenáculo, em Jerusalém, e passaram a falar várias línguas, conforme a vontade do Espírito Santo, para serem testemunhas de Cristo Jesus.

Os devotos e devotas de Nossa Senhora se reuniram em torno do Altar Central, do Santuário Nacional, para a Santa Missa das 8h. A celebração eucarística foi presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida.

Dom Orlando afirmou, ao iniciar sua homilia, que “A Igreja fala a língua de toda a humanidade.”

“O Espiríto Santo vem sobre as nossas famílias, que precisam de mais dialogo e perdão. A Igreja, que está tão dividida. Vem, Espírito Santo, sobre todos nós!” Dom Orlando Brandes O arcebispo expressou, através de suas palavras, que precisamos ter mais diálogo e compreensão entre os irmãos. A falta de compreensão ocasiona desentendimentos em todas as relações, assim nos afastando de viver a harmonia que a Igreja propõe. Se estamos em constantes desavenças, nos distanciamos do amor de Cristo, pois o Seu amor é união!

O caminho para amadurecermos nossas atitudes são reflexos de como vamos conduzindo nossa vida e nossa relação com Deus. Se Cristo é amor, devo procurar compartilhar o amor em meu trajeto, e isso reflete a prática do perdão, para deixarmos de ser uma Igreja dividida e falarmos um só idioma, a linguagem do amor, através do Espírito Santo.

Se refletimos como o mundo atualmente está, com tantos conflitos e guerras, perceberemos que essa ausência de paz se dá pela sede de poder e a falta de diálogo, pela falta de compreendemos que somos irmãos nessa terra, e que o nosso proposito de vida está além da ganância de querer e ser mais, ou estar certo.

O mundo necessita de união para caminhar pela paz. Deste modo, construiremos um lugar melhor para se viver. E convém nos lembrarmos sempre dos ensinamentos de Jesus. Pentecostes é uma data que traz a recordação dessa promessa divina do amor.

Assim como o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos, que Ele se derrame sobre nós, Igreja, e nos trasborde com mais diálogos entre famílias e amigos, que nos liberte das intrigas e nos faça crescer em nosso caminho espiritual.

Em entrevista, o administrador-ecônomo do Santuário Nacional Padre Fábio Evaristo C.Ss.R. destacou que Pentecostes é a recordação do fundamento de nossa fé.

“Pentecostes é uma celebração muito importante, principalmente porque recorda a terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espirito Santo. Então, estamos recordando a presença do Espírito Santo na Igreja, na vida de cada um de nós. Essa presença sem a qual não seria possível a Igreja, a vida como um todo. Por isso, Pentecostes está ali, nesse contexto de recordar o fundamento da nossa fé, de recordar que nós somos habitados e templos do Espirito Santo.” Padre Fábio Evaristo, C.Ss.R. Dom Orlando destacou também, em sua homilia, o aniversário de 70 anos de fundação da Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, que é a única congregação nascida em Aparecida e fundada por uma aparecidense e um padre redentorista.

Em entrevista ao A12, a Madre geral Ir. Katia Reguo Segateli afirma que “A congregação, como missão na Igreja, tem o carisma de irradiar o amor divino, com a missão dos retiros espirituais, da catequese e das missões populares”.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rhanna Felicio, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...