Este mês de outubro, que se inicia nesta terça-feira (1º), é muito importante para a fé católica! Além da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, celebramos também a festa litúrgica de Santa Teresinha do Menino Jesus, patrona universal das missões católicas.
Leia Mais"A missão cristã deve ser pautada pela sobriedade e pela comunhão", diz o PapaCom esta importante data, a Igreja no Brasil abriu oficialmente o Mês Missionário com a Santa Missa das 9h, no Altar Central aqui na Casa da Mãe, presidida por Dom Maurício da Silva Jardim, que é bispo de Rondonópolis–Guiratinga (MT) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A celebração também contou com a participação da diretoria e dos secretariados das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no país, organismo oficial da Igreja que intensifica a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo.
Em entrevista ao Portal A12, Dom Maurício falou da alegria em celebrar mais um Mês Missionário aos pés da Mãe Aparecida e a feliz coincidência com a Segunda Fase do Sínodo dos Bispos, que terá início nesta quarta-feira (2) em Roma, na Itália.
“Missão e sinodalidade tem tudo a ver. É uma relação muito próxima, porque a missão se faz de forma sinodal e a sinodalidade tem em vista a missionariedade da Igreja. Por isso, essa feliz coincidência também com o Dia de Santa Teresinha aproxima muito a relação de uma igreja sinodal em missão. Na mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, ele nos incentiva para fazer o convite a uma Igreja em saída, próxima, com ternura, com compaixão, para que todas as pessoas participem do grande banquete do Reino, que a salvação é para todos. Nós temos um grande desafio missionário de levar a luz do Evangelho a todos os povos”.
O bispo ainda ressaltou como devemos aprender a ser veículos da graça de Deus em nossas comunidades e paróquias a partir deste Mês Missionário.
“Toda a missão brota do encontro apaixonado com Jesus, do nosso batismo, e aí cada pessoa é ungida, é batizada, é consagrada para a missão. Na sua profissão, na sua família, viver a missão como algo da própria identidade de cada batizado, a identidade da igreja. Então, ser missionário não é só umas horas do dia, não é só uma parte da nossa vida, mas é todo o nosso viver, porque a vida é missão”.
O lema da Campanha Missionária deste ano é “Ide, convidai a todos para o banquete”, frase inspirada no texto do Evangelho de São Mateus e escolhida pelo Papa Francisco. O tema será “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”, nos fazendo permanecer em comunhão com a Igreja da América que se prepara para viver o 6º Congresso Missionário Americano, que será realizado em novembro deste ano, em Porto Rico.
Na homilia da Santa Missa, Dom Maurício nos orienta a seguir este tema e praticar esta missão em todos os lugares onde passamos.
“A missão é tarefa eclesial! A missão não se delega a um grupo, a uma Pastoral, um movimento. A missão não é tarefa apenas para especialistas e estudiosos. A missão é de responsabilidade de todos os batizados! Os religiosos, religiosas, os cristãos leigos e leigas estamos caminhando junto em comunhão. Um sinal disso é a organização missionária da igreja do Brasil. É atuar juntos em conselhos missionários, uma ação comum, porque a missão é comum, a missão é única e atuamos juntos, em comum.
Nesse Mês Missionário, cada um de nós é convidado agora, ao chegar na nossa comunidade, na nossa Paróquia, a rezar a novena missionária, participar também do penúltimo final de semana de outubro, onde realizaremos a Coleta Missionária! Peço a intercessão de Santa Teresinha, que nos inspire a ter um coração grande, largo, humilde e Orante pela missão Universal e para São Francisco Xavier, que saiu da sua pátria para ir ao encontro dos povos na Ásia, que nos indique esse caminho da abertura à universalidade da missão!”.
Confira mais nas imagens
1/5
Romarias: experiência coletiva de vivência da fé, sob o olhar de Nossa Senhora
A cada celebração, o Santuário deseja reforçar sua missão de acolher e evangelizar a todos que chegam à Casa da Mãe Aparecida em busca de consolo, força e crescimento na fé.
Dia Oracional Mariano é celebrado com mensagem de serviço cristão
No Dia Oracional Mariano, o Santuário Nacional destaca a missão cristã de servir, com reflexões sobre a vida e o exemplo de Maria.
Congregações Marianas celebram 50 anos de romaria no Santuário de Aparecida
Há 460 anos, as Congregações Marianas se reúnem há 50 anos no Santuário Nacional em agradecimento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.