Repleto de devotos de todo o país, o Santuário Nacional de Aparecida recebeu na manhã deste domingo (28) a 35ª edição da Romaria Nacional dos Aposentados.
Leia MaisIdoso de 104 anos recebe Batismo, Eucaristia e Crisma Papa divulga mensagem para o Dia Mundial dos Avós e dos IdososA Santa Missa no Altar Central foi animada pelo missionário redentorista Irmão Orlando Augusto Cassiano e celebrada por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, que em sua homilia falou do Evangelho de hoje, sobre a primeira pregação pública de Jesus.
"A Igreja privilegia Jesus como profeta! Profeta que tem compromisso com a Palavra de Deus! Ele deve viver o que fala! Pelo batismo também somos profetas! Se não houver Palavra não há profeta, Ele fala em nome de Deus e para o bem do povo!
O povo ficou tão maravilhado, que elogiaram Jesus, que Ele fala com autoridade! Jesus estava falando as coisas do Pai, é um ensinamento novo que é para a glória de Deus. Não se interessa em aplausos, o Senhor está esvaziado do seu ego e centrado no Pai! Jesus fala cheio do Espírito Santo e ainda pratica o que fala, para o povo, isso era muito novo!
Jesus não dá uma aula, Jesus fala com o coração do Santo Evangelho, como Filho de Deus! Que essa autoridade de Jesus nos dá muita segurança! E que a gente possa se maravilhar lendo as Escrituras, que dão força profética a todos nós! Quando o pai corrige o filho, estamos sendo profetas!".
Dom Orlando também dirigiu uma saudação especial aos representantes dos aposentados na Romaria Nacional.
"Vocês representam 40 milhões de brasileiros! Que Romaria importante para pedir justiça a esses trabalhadores e trabalhadoras que melhoraram nossa pátria com seu trabalho! E vocês clamam como profetas por mais justiça! Parabéns porque todos os anos vocês seguem a Campanha da Fraternidade, que neste ano fala da Amizade Social".
Aposentados lutam por seus direitos
Logo no fim da Santa Missa foi lida a Carta de Aparecida, preparada pela Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (COBAP) e das federações estaduais da categoria, ressaltando que estas pessoas merecem atenção, carinho e dignidade por parte da sociedade brasileira.
“Como nos anos anteriores, nos inspiramos na Campanha da Fraternidade. A edição deste ano conclama a Fraternidade e Amizade Social. Destaca que somos todos irmãos e irmãs. Assim também, aposentados e pensionistas querem celebrar juntos, ao redor da mesa. Reunir as gerações diferentes, as pessoas com ou sem deficiência, indígenas, quilombolas... todos!”, disse um trecho da carta.
Leia na íntegra a Carta de Aparecida neste link
Em entrevista ao A12, o presidente da Federação das Associações e Departamentos de Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado de São Paulo (FAPESP), Antônio Alves da Silva, falou da importância da Romaria em Aparecida para a classe.
“É o ato que abre as mobilizações do ano e estamos muito felizes em chegar na 35º edição. É um ato de fé e também político. Celebramos o Dia Nacional do Aposentado (24 de janeiro) e neste encontro reforçamos a união e comprometimento das lideranças no movimento nacional dos aposentados. Não há lugar melhor para iniciar nossa mobilização sob as bênçãos da nossa padroeira Nossa Senhora Aparecida, unidos em comunhão, reunindo caravanas de todo o país, onde são debatidos e definidos pautas de ação nacional do movimento”.
Antônio também ressaltou que grandes eventos como o encontro anual ajudam a valorizar o idoso como parte importante da economia e para nossa sociedade.
“A Romaria amplifica a nossa voz, é o momento do aposentado se ver representado, além de conscientizar a sociedade que o aposentado merece ser respeitado, valorizado com dignidade e justiça. A Carta de Aparecida traz luz a importantes reivindicações como o reajuste igual para todos os aposentados e a retomada da pensão por morte no valor integral.
Um dos pontos de maior destaque em nossas discussões é mais um ano o reajuste das aposentadorias acima do salário mínimo sem um reajuste real, é lamentável a situação, desde 2011 os aposentados não tem ganho real e tem seus vencimentos violentamente achatados.
Os 39 milhões de Aposentados, Pensionistas e Beneficiários do INSS movimentam a economia do país, são em média R$ 800 bilhões de reais por ano injetados na economia, fomentando o progresso nos mais de 5 mil municípios do Brasil. Somente no Estado de São Paulo, mensalmente, os 8,6 milhões de beneficiários injetam mais de R$ 17 bilhões de reais na economia. Previdência Social é justiça social, é investimento, é cidadania e a Romaria traz todas essas questões para reflexão e divulgação.”
Após a celebração, os integrantes da romaria se reuniram no auditório Padre Noé Sotillo, no subsolo do Santuário, para a Plenária Nacional da categoria, onde foram debatidas pautas e bandeiras dos aposentados para 2024.
1/9
Como obter a Indulgência nas Igrejas Jubilares em Aparecida?
Confira como obter a indulgência durante o Ano Santo na Casa da Mãe!
Cardeal Jaime Spengler inspira caminhos de esperança para 2025
Fiéis se reúnem no Santuário Nacional para participar da Missa de Ano Novo e agradecer o ano que se encerra, pedindo também a intercessão de Nossa Senhora pelo ano que se inicia.
O ano de 2024 no Santuário Nacional em fotos!
Confira a retrospectiva do Santuário Nacional neste Ano da Oração!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.