Para celebrar o ano que se encerra e acender a chama da esperança para o ano que se inicia, o Santuário Nacional acolheu fiéis peregrinos que se reuniram em torno do Altar Central para participar da Missa de Ano Novo, nesta terça-feira (31).
A celebração foi presidida pelo cardeal Jaime Spengler, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM); concelebrada pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, pelos Missionários Redentoristas e os demais sacerdotes presentes.
Simbolizando a esperança de um futuro cada vez melhor, crianças entraram acompanhando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, para que os fiéis pudessem participar da celebração, agradecendo o ano que termina e pedindo à Mãe que nos guie no ano que se inicia, o ano do Jubileu da Esperança.
“No entardecer deste ano, Nossa Senhora é aurora, a Mãe da Esperança, que sempre reza por nós. Tenhamos esperança na intercessão de Maria, a senhora de Aparecida, a Mãe de Deus e nossa; rainha e padroeira do povo brasileiro. Invoquemos sempre a sua proteção, que é sinal de esperança segura e de consolação, para que ao longo deste Ano Santo sejamos Peregrinos da Esperança”.
Ao iniciar sua reflexão, o cardeal Jaime Spengler lembrou aos fiéis que a conclusão do ano nos motiva a gratidão e, ao mesmo tempo, nos abre para o ano novo que se inicia. Diante disso, deixou sete ensinamentos para que o Povo de Deus possa buscar vivenciar o Evangelho e se preparar para o Ano Santo.
arrow_forward Sejamos fiéis a Cristo: "Façamos o propósito de que o ano novo possa nos empenhar ainda com maior determinação no projeto de Jesus para a humanidade de todos os tempos. Abramos as portas do nosso coração, da nossa vida, da nossa casa, da nossa comunidade a Jesus".
arrow_forward Sejamos aqueles que direcionam: "Cada geração precisa cuidar de seus filhos, educar seus filhos, preparar os seus para o tempo que se inaugura, sempre de novo, não tem ponto de chegada. Cada geração tem que preparar seus filhos para o futuro".
arrow_forward Sejamos solidários: "Ser solidário fica na memória de Deus e em nossa".
arrow_forward Sejamos como Belém: "Cada coração humano, cada vida humana é Belém, é a casa da família sagrada".
arrow_forward Sejamos Peregrinos da Esperança: "O Ano Santo nos convida a sermos peregrinos da esperança, testemunhas de esperança para o nosso mundo".
arrow_forward Sejamos como os pastores: “Deixemo-nos sempre de novo nos inspirar pelo presépio, pelo evento do Natal. Os pastores foram apressadamente a Belém, não foram afobados, mas foram com pressa, ouviram uma mensagem e não se fizeram de surdos. A mensagem dizia para que eles fizessem um caminho e eles fizeram, nós também somos chamados a fazer um caminho, e ali por isso esses homens se tornaram para nós, modelo de fé, acreditaram naquilo que lhes foram anunciados, deram confiança, deram fé, ouviram, acreditaram e por isso se fizeram missionários, isso é bonito”.
arrow_forward Sejamos como Maria e José: "Maria E José nos inspiram e nos orientam, para olhos abertos, ouvidos atentos, solidariedade, fraternidade, esperança, peregrinos da esperança. Nos inspiram também para a paz, vocês sabem que no mundo hoje nós temos 59 guerras acontecendo, só duas fazem notícia, amanhã é o dia mundial da paz, e rainha para nós é rainha da paz”.
Dom Jaime Spengler ainda finalizou sua reflexão, pedindo a graça de Deus e a inspiração na Sagrada Família, para vivermos o Jubileu da Esperança.
“Vamos pedir a graça para que, no ano de 2025, José e Maria inspirem também o nosso jeito de ser. Por isso, nós queremos pedir que Deus nos dê a sua graça e a sua bênção”.
Ao final da celebração, o Missionário Redentorista e reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, agradeceu a presença e a missão de Dom Jaime, criado recentemente cardeal pelo Papa Francisco; e deixou também um convite aos fiéis para que, neste Ano Santo, venham à Casa da Mãe.
“Neste ano nós temos a alegria de celebrar mais um ano jubilar, Ano Santo, ano de esperança, ano de graça e nunca é demais convidar você que está em casa. Venha ser um Peregrino da Esperança, porque nossas duas Basílicas de Aparecida são Igrejas Jubilares, viva aqui a alegria do ano santo, da indulgência, da misericórdia, porque é tempo de Deus em sua vida e na vida de sua família”.
Baixe o logo da 17ª Romaria do Terço dos Homens
Prepare a camiseta e o crachá do seu grupo para a 17ª Romaria do Terço dos Homens.
Santuário Nacional acolhe mais de 9 milhões de devotos em 2024
O Santuário Nacional de Aparecida foi o destino da peregrinação religiosa de mais de 9 milhões de devotos em 2024. Um total de 9.057.885 fiéis expressaram sua fé visitando a Basílica de Nossa Senhora Aparecida em algum momento entre janeiro e dezembro do último ano. A contagem aponta um crescimento aproximado de 2,4% em relação a 2023, quando 8.846.024 pessoas haviam se deslocado até Aparecida.
Como obter a Indulgência nas Igrejas Jubilares em Aparecida?
Confira como obter a indulgência durante o Ano Santo na Casa da Mãe!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.